Não há dúvidas que o poder do marketing é muito grande. Em especial, nas últimas duas décadas, o desenvolvimento tecnológico, principalmente nas telecomunicações, elevou isso a outro nível, criando uma audiência imensa e novas estratégias de divulgação. Por isso, uma das grandes dúvidas das empresas atualmente é se devem anunciar na internet ou offline.

A bem da verdade, a resposta mais sincera para essa questão e que qualquer profissional qualificado dará é: depende. Tanto o marketing digital quanto o tradicional têm estratégias, públicos e alcances próprios que podem ser explorados, a depender do que a empresa deseja alcançar e como quer atingir seus clientes.

Para descobrir qual a melhor estratégia para seu negócio, confira a continuação do nosso artigo!

Vantagens do Marketing Digital

O marketing digital despontou como um gigante na publicidade nas últimas duas décadas, com o crescimento da internet, surgimento das redes sociais, o aumento exponencial da velocidade de transmissão de dados e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Tudo isso criou um novo perfil de consumidor que vai atrás da informação, deseja uma entrega rápida e uma relação mais horizontalizada com as marcas. As empresas passaram a ter um papel mais comunicacional e ativo no trato direto com o cliente, além de usar novos recursos como técnicas de SEO (Search Engine Optimization), gerenciamento de conteúdo, campanhas de mídias pagas etc. Por tudo isso, o marketing digital apresenta algumas vantagens estratégicas:

  • menor custo de divulgação: anunciar na internet pode ter um custo bastante baixo, especialmente nas redes sociais e nos anúncios patrocinados. O Facebook, por exemplo, tem o preço mínimo de R$2,00 diários. Assim, é possível ajustar o orçamento disponível com maior facilidade;
  • ampla audiência: a internet alcança muitas pessoas no mundo inteiro. Para empresas que transcendem a esfera local, isso pode ser um grande benefício;
  • segmentação específica de público: é possível, na internet, direcionar com imensa precisão o público-alvo, impactando-o mais diretamente.

Para além dessas vantagens, há inúmeras estratégias de marketing digital que sua empresa pode empregar, a depender do objetivo e do plano de mídias que está desenvolvendo.

Vantagens do Marketing Offline

O marketing tradicional ou offline é uma forma muito eficaz de atingir o público, seja pelas mídias tradicionais como televisão e outdoors ou investindo em melhores pontos de venda, identidade visual das embalagens e rótulos entre outras ações possíveis. São vantagens de anunciar offline:

  • impacto em massa: a mídia offline tem um impacto macro, que atinge muitas pessoas ao mesmo tempo. Isso pode aumentar o número de conversões de vendas rapidamente;
  • decisão emocional: em pontos de venda ou com base na identidade visual, a decisão do cliente pode ser influenciada com maior facilidade pelo emocional, o que aumenta o número de clientes que conhecem a marca;
  • afeta um maior número de pessoas localmente: o marketing offline tem um poder local muito grande e consegue alcançar pessoas que ainda não estão conectadas ou que não fazem uso regular da internet.

Assim como o marketing digital, o offline tem diversas estratégias possíveis de serem adotadas em uma campanha estruturada e pode levar a excelentes resultados para sua empresa.

Melhor opção para sua empresa

A escolha de anunciar na internet ou offline deve ser tomada considerando o tipo de negócio, os objetivos da empresa e também o orçamento disponível. Existem empreendimentos mais inovadores e voltados para o mundo digital que podem prescindir de uma mídia offline, assim como existem produtos locais e específicos que podem não alcançar o êxito esperado em uma divulgação digital.

No entanto, anunciar na internet ou offline não precisa ser excludente. Ao contrário, em um era da informação e tão hiperconectada, os dois universos tendem a se misturar e fazer uso das duas formas de marketing traz resultados extremamente positivos.

Faça o melhor uso de todas as suas possibilidades, Descubra, em mais um de nossos artigos, mais como fazer o planejamento de de mídias on e offline com sucesso!

Escreva um comentário