De acordo com a pesquisa promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em 2016, a taxa de mortandade das empresas brasileiras nos dois primeiros anos é superior à 25% dos empreendimentos.

Ou seja, a cada 4 empresas que abrem no Brasil, 1 delas vem à falência em menos de dois anos. Em grande medida, isso se deve a inexperiência ou amadorismo dos empreendedores, que desconhecem como fazer uma empresa crescer de modo saudável.

É muito comum, especialmente entre os mais jovens, acreditar que basta uma boa ideia e trabalho para fazer um empreendimento dar certo. Embora sejam essenciais, para uma empresa crescer, é preciso tomar muitas medidas e cuidados importantes.

Para descobrir como fazer sua empresa ter maiores chances de sucesso, continue lendo nosso artigo!

Conheça seu negócio

A primeira etapa de qualquer negócio é saber o nicho de mercado que está atuando e como uma empresa nesse setor alcança o sucesso. Assim, é preciso conhecer bem a área de atuação e iniciar o empreendimento já com informações relevantes e lançamento profissional.

Para essa etapa, o planejamento é essencial e inclui os planos de negócios, de ação e de marketing. Ao se criar esses três planos, a chance de crescimento da empresa já aumenta significativamente.

Um plano de negócios contém um mapeamento do mercado, os recursos disponíveis para o empreendimento e os objetivos de curto, médio e longo prazo.

Um plano de ação trata da execução do plano de negócios, descrevendo como será a execução das atividades em cada etapa.

Por fim, o plano de marketing fala sobre as estratégias, orçamentos e ações a serem desenvolvidas.

Sobreviva no mercado

Após o início da operação, passa-se à execução das atividades e ao conhecimento do negócio na prática. Aqui começa a fase de sobrevivência da empresa, em que o empreendedor começa a execução das atividades e precisa trabalhar a gestão empresarial, pagamento de contas, captação de clientes pelas técnicas de marketing etc.

É muito comum, infelizmente, os empreendedores começarem diretamente pela fase da sobrevivência e não adotarem um planejamento prévio. Aqui o empreendedor terá um grande trabalho e será necessário muito empenho, no entanto, aqueles que tiveram o preparo anterior perceberão que sobreviver no mercado é muito mais simples quando se tem metas estabelecidas.

Procure talentos

Em segundo momento, quando a empresa começa a crescer, é preciso delegar as funções. Mais que contratar funcionários, é necessário pensar em termos de talentos que possam contribuir para a melhoria da empresa, otimizar a eficiência e agir com responsabilidade e mentalidade de dono. Assim sendo, é preciso definir as áreas da empresa e buscar pessoas que tenham o perfil do empreendimento e da função.

Investir em uma equipe eficiente e confiável é uma das melhores práticas sobre como fazer uma empresa crescer. Bons colaboradores agem em prol do negócio e garantem um padrão de excelência na execução dos negócios.

Defina procedimentos

Não há empresa de sucesso sem organização, cultura empresarial e procedimentos bem estabelecidos. Definir os procedimentos internos é imprescindível para garantir que as atividades da empresa não sejam dependentes de pessoas específicas.

Os procedimentos garantem que todas as etapas do negócio sejam gerenciáveis, administráveis e auditáveis. Assim sendo, a criação de processos específicos para cada área ajuda na compreensão do sistema organizacional da empresa, na possibilidade de consulta e na otimização das ações, com foco no planejamento estratégico.

Saber como fazer uma empresa crescer não é uma fórmula, mas uma série de atitudes que os empreendedores precisam ter na busca por melhorias contínuas e formas de alcançar o público-alvo. Afinal, o objetivo das empresas é encontrar consumidores para seus produtos e serviços, especialmente contando com auxílio profissional de marketing.

Para saber mais como conseguir alcançar o sucesso para sua empresa, acompanhe nosso conteúdo, assinando nossa newsletter!

Escreva um comentário