Existem muitos fatores que explicam o sucesso de uma empresa e como ela consegue se tornar uma marca conhecida. Cada vez mais, o marketing tem se mostrado uma maneira extremamente eficiente de atingir os consumidores. No entanto, para além de apenas vender, uma marca precisa se preocupar com a sua imagem perante seus clientes.

Para isso, é possível contar com algumas técnicas. Esse conjunto de estratégias possíveis é conhecido como brand awareness, ou reconhecimento de marca, em tradução livre, e tem sido uma preocupação cada vez maior no mercado. Basta olhar para grandes empresas, como a Apple, Coca-Cola, Google, Heineken para entender a relevância disso para os negócios.

Quanto mais cedo sua empresa começar a se conscientizar da importância do brand awareness, mais fácil será construir uma marca sólida e reconhecida no mercado. Confira, na sequência de nosso artigo, algumas importantes dicas para alcançar esse objetivo!

Ofereça um produto diferenciado

O mercado está cada vez mais acirrado e a diferenciação se torna um requisito imprescindível para qualquer empresa que deseje fortalecer sua marca. Há diversas formas de se oferecer um produto ou serviço diferenciado e competitivo, com o foco na qualidade, no preço ou na exclusividade.

Cada um desses modelos de negócios tem suas vantagens e desvantagens, estratégias para atingir públicos diferentes e formas de lidar com a própria organização interna da empresa. Mas alcançar a meta de diferenciar-se no mercado pelo que tem a oferecer é uma das formas mais simples de como tornar uma marca conhecia.

Tenha um planejamento de mídias

Ter um produto ou serviço diferenciado é essencial, mas igualmente é preciso saber divulgar sua empresa e o que ela tem a oferecer ao cliente. Aqui entra a imensa relevância de um plano de mídias que possa tocar seus futuros clientes e influenciá-los em sua decisão de compra.

Um bom plano de mídias parte de pesquisas de perfil de consumidor para traçar o público-alvo. Ela pode focar na mídia offline, no marketing digital, ou ainda em complementar um com o outro. Cabe aqui dizer que tudo, desde a identidade visual do produto, posicionamento nos pontos de venda, presença online, campanhas de marketing offline e online fazem parte da forma como se trabalha o brand awareness.

Foque na experiência do cliente

Não há como fugir, na era da internet, da importância da experiência do cliente em toda a jornada de compras. Em um mundo hiperconectado, em que cada perfil de rede social influenciará outros potenciais consumidores e tornará memorável o contato que o cliente teve com sua empresa, isso pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso da marca.

Analise os resultados das campanhas

Uma das grandes vantagens que a inovação tecnológica trouxe ao marketing, em especial o digital, é a capacidade de medir indicadores em tempo real e, com base nessas estatísticas, poder reestruturar pontos das campanhas, a fim de melhorar mais a visibilidade e reconhecimento da marca. Usar essas métricas ajuda muito a aprimorar a imagem da sua empresa e é uma forma muito eficiente de como tornar uma marca conhecida.

O brand awareness é um conjunto de estratégias e técnicas que criam o imaginário que sua empresa terá no mercado. A consciência de todos os processos e etapas de desenvolvimento da sua empresa frente aos clientes é essencial para fazê-lo de forma sólida e bem-sucedida, inclusive desde o lançamento do produto.

Descubra mais sobre como fazer seu produto um sucesso, confira nosso guia de lançamento de produto no mercado!

Escreva um comentário