Mesmo sem o poder de ler mentes, é fundamental que você consiga antecipar aquilo que o seu público quer e precisa. Saber o que o cliente quer do produto requer uma conversa sobre user experience, ou experiência do usuário.

Para ter sucesso com as suas iniciativas, a sua empresa precisa ser capaz de antecipar as expectativas dos clientes em potencial dela e proporcionar uma experiência de qualidade a ele em todas as etapas do processo de compra. Isso vale até o pós-venda, sendo determinante para a fidelização.

Se a sua empresa consegue se antecipar em relação a essas expectativas e proporcionar uma user experience de qualidade, torna-se muito mais fácil agradar e fidelizar esse cliente. Em mercados cada vez mais concorridos como os atuais, isso é bastante valioso.

Veja a seguir um resumo das principais expectativas que os clientes têm a respeito de um produto e como a sua empresa pode agir:

Credibilidade

Se a sua marca não inspira credibilidade, ela dificilmente conquistará clientes. Isso é algo que vai além de preço, beleza da embalagem ou até mesmo da qualidade do produto. Trata-se de algo perceptível a partir das ações da empresa e que somente pode ser corrigido a partir delas.

O cliente exige confiança quando estabelece um contrato com uma marca. Ele não está apenas gastando o próprio dinheiro, mas também mergulhando na experiência proporcionada por aquela empresa. Se ela for negativa, dificilmente ocorrerão novos mergulhos.

Conquistar mais credibilidade requer uma campanha de branding focada em renovar a imagem da marca. É o momento de veicular anúncios que promovam os motivos pelos quais a sua empresa é confiável e posicioná-la como uma autoridade em seu segmento.

Diferenciação

Se o seu produto não se diferencia dos demais concorrentes, ficará cada vez mais difícil obter clientes. Além disso, o mais grave: será praticamente impossível fidelizá-los, já que não terão vínculos fortes com a sua marca.

Muito da sua comunicação promocional deve buscar a consolidação dos diferenciais dos seus produtos. O público quer a certeza de que está consumindo algo único e pensado especialmente para as necessidades dele.

É sempre possível buscar um diferencial atrativo para o seu produto, mesmo que ele já esteja consolidado. Vale a pena repensar o propósito dele no mercado e cogitar uma reformulação que traga um diferencial desejado e esperado pelo público-alvo.

Agilidade

Em um cotidiano corrido, as pessoas não têm tempo para soluções demoradas demais. Se a sua marca não traduz agilidade e velocidade, pode se tornar cada vez mais difícil conquistar e fidelizar seus clientes.

Não se trata apenas de fazer entregas rápidas a quem compra em sua loja virtual. Trata-se de algo capaz de impactar até mesmo no funcionamento do seu produto. Se ele demora a entregar valor ou coloca muitas barreiras no caminho do público até a solução que ele deseja, a experiência do usuário fica prejudicada.

Solucionar isso envolve repensar os pontos de contato do seu público com a sua empresa e os seus produtos. Vale a pena reavaliar quais são os principais motivadores capazes de atrair esse público e agilizar processos.

Saber o que o cliente quer do produto e aprimorar a experiência do usuário em sua empresa é fundamental para alcançar mais público e fidelizá-lo. Não enxergue essa ideia como um luxo ou algo dispensável, já que é a única forma de garantir a sua sobrevivência em seu segmento. Lembre-se de que os seus concorrentes provavelmente já estão trabalhando dessa forma.

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