Saber como criar uma campanha publicitária, com planejamento e execução, é fundamental para qualquer negócio. Com a estratégia adequada, é possível fazer uma empresa crescer e se destacar, além de ganhar força no mercado.

Para que a campanha seja um sucesso, é preciso cuidar de cada detalhe. Selecionar a mensagem, os objetivos e o canal são apenas algumas medidas essenciais. Ao ficar atento a todos os passos, a conquista de resultados é favorecida.

Para aumentar as suas chances de sucesso, reunimos as etapas que são necessárias aqui. Veja como proceder para criar a melhor abordagem para o seu negócio e tire todas as suas dúvidas!

Estabeleça os objetivos

Uma campanha publicitária sem metas não tem o direcionamento necessário. É como um barco navegando em alto mar sem saber aonde ir. A definição de expectativas é importante porque uma peça que entretém nem sempre é igual a uma que emociona, por exemplo. Ao compreender o que se deseja atingir, fica mais fácil decidir o que e como comunicar.

Mas, então, como definir os objetivos? Apresentamos algumas recomendações que podem ajudar nesse processo. Confira!

Entenda o momento da empresa

Já que uma campanha de marketing digital ou offline auxilia o empreendimento, é importante entender qual é o cenário atual para a marca. Se as vendas estão em baixa, a intenção deve ser chamar os consumidores. Por outro lado, se o estabelecimento estiver lidando com muita competição, a diferenciação é o grande interesse.

A gestão de marca tem que ser feita de acordo com essas prioridades, o que ajuda a definir os objetivos específicos com a abordagem correta.

Considere as exigências específicas

Além de tudo, é preciso considerar quais são as especificidades da estratégia em determinados momentos. Se a intenção for lançar um produto no mercado, a campanha publicitária tem uma abordagem mais forte de apresentação e de despertar o interesse do público.

Quando o objetivo é aproximar o relacionamento com clientes, por sua vez, as expectativas são diferentes. Ter cuidado com essas questões permite estabelecer quais são as prioridades — como os recursos geralmente são delimitados, dar preferência ao que é mais relevante no momento é indispensável.

Faça definições claras

Depois de considerar esses aspectos, é hora de transformar os objetivos em algo que possa ser alcançado. Não adianta decidir que as estratégias de marketing offline devem gerar mais vendas, por exemplo. Ideias muito amplas são difíceis de mensurar e, portanto, de atingir. Em vez disso, seria melhor estabelecer o aumento de 30% nas vendas em seis meses.

A nossa recomendação é transformar cada interesse em um número associado a um período. Desse jeito, acompanhar o retorno da campanha fica bem mais simples e você consegue alcançar uma meta maior dando um passo de cada vez.

Elabore um planejamento

Ter sucesso em como criar uma campanha publicitária é como fazer um movimento em um jogo de xadrez. É fundamental ter estratégia e planejar bem todos os passos para conseguir se destacar do grande volume de conteúdo que chega até às pessoas diariamente.

Esse elemento, assim, funciona como um mapa em busca do tesouro. Na sequência, você acompanhará algumas ações essenciais para ter um planejamento completo e, de fato, eficiente.

Defina uma persona

Um dos principais elementos de como criar uma campanha publicitária é a persona. Afinal, é nessa “pessoa fictícia” que a sua marca busca se espelhar para se comunicar com o perfil do consumidor certo.

Vale a pena fazer um estudo de mercado ou até mesmo levantar dados dos clientes atuais. Elabore uma representação semifictícia, com informações como sexo, idade, localização, dores e interesses. Acrescente o que for relevante para que a comunicação seja direcionada e efetiva. Depois, é só compilar todos os dados em um perfil.

Pense em qual será a mensagem

Até aqui, você já tem os objetivos e uma boa ideia de com quem falar. Então, só falta estabelecer qual é a mensagem a ser transmitida. Afinal, a campanha publicitária deve ser clara e atender aos propósitos de um jeito fácil.

Pense no que a sua marca deseja comunicar e em como ela pretende fazer isso. Defina quais serão as sensações disparadas e qual é o engajamento esperado por parte do público. Com a definição desse elemento, todas as outras etapas serão mais facilmente consolidadas.

Elabore um reconhecimento de mercado

Outro ponto essencial consiste em entender as características relevantes do mercado. Veja, por exemplo, quais são as tendências que têm feito sucesso com o público. Ao mesmo tempo, é preciso considerar elementos criativos e que chamem a atenção por serem inovadores.

Assim, a partir das tendências de mercado, pense em formas de comunicar a mensagem de uma maneira diferente. Desse jeito, é possível acertar o seu target em cheio.

Gerencie o orçamento disponível

O budget ou orçamento é um componente crucial para qualquer campanha publicitária. Podemos dizer que, de certa maneira, ele direciona o que pode e deve ser feito para atingir certos objetivos. Seria ótimo poder criar uma campanha para ser veiculada em horário nobre televisivo todas as vezes, mas nem sempre o valor disponibilizado permite.

Então, saber o quando se pode gastar é crucial para fazer o melhor com o que está disponível no momento. Se parecer complicado, não se preocupe. A seguir, explicamos como usar isso a seu favor.

Estabeleça um valor compatível

Tão importante quanto ser utilizado sabiamente, o orçamento tem que ser definido da forma adequada. Ou seja, disponibilizar um valor alto demais gera desperdícios, mas economizar em excesso prejudica a execução.

Para não ter erros, o melhor é considerar os objetivos e o panorama atual da empresa. Empreendimentos de médio e grande porte, em geral, têm ambições maiores e, por isso, exigem um valor ampliado em marketing. Já micro e pequenas empresas ou aquelas com certas dificuldades tendem a ser mais econômicas.

Saiba priorizar

Um dos segredos para um orçamento de sucesso é saber priorizar as ações ligadas à campanha publicitária. A compra de mídia, em alguns casos, é indispensável. Por outro lado não é preciso usar certos elementos que não têm grande impacto nos resultados.

Defina o que é realmente essencial para a campanha e, a partir disso, distribua os valores entre os segmentos envolvidos. Com tudo colocado no papel e bem estruturado, há maiores chances de sucesso.

Tenha cuidado com os imprevistos

Por melhor que seja o planejamento, não é incomum ter que lidar com algumas surpresas durante uma campanha. Às vezes, é necessário realizar um gasto extra para que tudo saia conforme o esperado. E, se ele não estiver contemplado no budget, o valor acaba estourando o limite.

Para isso não acontecer, sugerimos manter um fundo de reserva — mesmo que não seja tão grande. Caso não surja nenhum problema de percurso, o montante que sobrar pode ser usado para dar um fôlego extra à realização.

Faça a segmentação do público

Olhe para o seu mercado. Todos os seus clientes têm as mesmas necessidades? Muito provavelmente, a sua resposta foi negativa. Afinal, mesmo com um perfil médio, é natural que as pessoas tenham exigências, expectativas e experiências diferentes com uma mesma marca.

Na hora de criar uma campanha publicitária, isso não deve ser esquecido. Ao segmentar o público, a mensagem flui com muito mais eficiência para as pessoas de interesse. Descubra o que fazer nesse sentido e veja quais são as nossas dicas para explorar tal possibilidade!

Entenda quais são os aspectos relevantes

Na hora de dividir o público em vários grupos, você vai notar que não faltam alternativas. Ao separá-lo de acordo com a faixa etária, há uma lista. De acordo com a localização, há outra listagem. Em relação ao gênero, formam-se outros grupos.

No entanto, nem tudo é relevante. Uma loja física precisa falar com quem está perto, mas um e-commerce que entrega em todo o Brasil não tem que se preocupar tanto com isso. Portanto, veja quais são as características com poder real de influenciar as compras e, a partir disso, crie os grupos estratégicos para alcançar rentabilidade conforme o esperado.

Conheça as necessidades de cada período

A sazonalidade também é um fator que influencia como a segmentação deve acontecer. Uma campanha publicitária em datas comemorativas específicas, por exemplo, pede cuidados extras.

Para o Dia das Crianças é melhor direcionar a mensagem para quem tem filhos, netos, sobrinhos ou irmãos pequenos. Já no Dia dos Pais, a proposta tem que estar voltada para os filhos, principalmente. No Dia Internacional da Mulher, o público feminino recebe a atenção. Assim, a abordagem sazonal traz possibilidades ainda melhores e mais promissoras.

Evite a segmentação em excesso

Campanhas segmentadas, normalmente, são mais bem-sucedidas porque falam com quem realmente interessa. No entanto, a nossa indicação é ficar de olho para não cair na armadilha da segmentação em excesso.

Ao escolher fatores demais, você reduz muito o público com quem fala. Ainda que isso gere uma comunicação mais qualificada, diminui o potencial de retorno. Então, faça ponderações para decidir quais são os fatores que devem ser considerados, sem que se torne algo muito restritivo.

Explore as mídias de divulgação

O próximo processo de como criar uma campanha publicitária é o planejamento de mídia. Esse passo consiste em definir quais serão os canais em que ocorrerá a divulgação das peças elaboradas.

A decisão tem a ver com alguns dos componentes mais importantes, então, exige atenção redobrada. Além de tudo, há um grande número de opções, o que faz com que a escolha tenha que ser muito bem planejada. Na sequência, mostramos como explorar as melhores possibilidades.

Escolha de acordo com a estratégia

Como são muitas as opções, é preciso pensar em dois aspectos principais: os objetivos de realização e o público. Se a intenção for aumentar o alcance para o lançamento de um produto, o ideal é buscar mídias de massa. Já quando a ideia for construir um relacionamento em médio e longo prazos, deve-se escolher meios mais “próximos”, como as redes sociais.

Quanto ao comportamento do público, vale a mesma proposta. Para certas empresas, as alternativas digitais são as melhores. Com um público altamente conectado, é essa a opção que garante o melhor retorno. Em contrapartida, há empreendimentos que dependem mais das estratégias offline, o que tem que ser considerado ao escolher os espaços de atuação.

Considere usar um mix de soluções

Para chegar a resultados melhores, a marca deve levar em conta a versatilidade ao selecionar o veículo para a sua campanha publicitária. Em um cenário em que a conexão de vários meios ganha força — no chamado omnichannel —, o mix de soluções é a melhor saída.

Se um empreendimento conta com um público majoritariamente offline, pode priorizar a escolha de outdoors ou mesmo campanhas na TV e no rádio. Contudo, isso não significa ignorar totalmente o ambiente online, já que há uma porcentagem do público nesse espaço. Com equilíbrio sobre as decisões, fica mais fácil consolidar o desempenho.

Fique por dentro das novidades

Além das alternativas clássicas, como anúncios online e fora das telas, vale considerar opções inovadoras. É possível utilizar recursos de realidade virtual (VR) e aumentada (AR), por exemplo. Também dá para buscar a interatividade a partir do escaneamento de QR Codes, da criação de aplicativos próprios e de recursos digitais de mídia out of home.

O importante é estabelecer o que é mais relevante para a estratégia e, é claro, para o público. Com a adoção da inovação, é possível se destacar e conquistar resultados ainda melhores.

Cuide da produção de peças, conteúdos e ações

Após encarar todas essas etapas, o planejamento da campanha publicitária está praticamente completo. Agora, é o momento de cuidar de questões como a criação das peças e dos conteúdos que serão veiculados. Essencialmente, isso se remete a criar a mensagem que será enviada, de modo a garantir que ela atinja os seus objetivos.

Além de pensar nas peças e nos conteúdos, é o momento de avaliar as ações que serão realizadas. Tudo isso deve considerar, primeiramente, o público e os objetivos. Desse jeito, conseguimos elaborar os melhores conteúdos. A seguir, aproveite e veja como cuidar de toda a produção.

Pense em propostas inovadoras

Para conseguir se destacar e gerar os resultados ideais, nada melhor que fazer o que ninguém ainda fez. Por isso, é muito interessante trazer novas ideias para a sua campanha publicitária, de forma original. Mais que isso: vale a pena usar recursos já conhecidos de um jeito diferenciado.

É o caso de pensar em outdoors diferentes e que estabelecem uma proposta única. Também pode significar usar os vídeos de uma maneira especial ou mesmo de recorrer a possibilidades pouco exploradas das redes sociais. A intenção é criar algo que realmente faça com que a sua campanha se destaque.

Busque a integração de meios

Como visto, o planejamento de mídia deve conter várias soluções, de acordo com os interesses e com as necessidades de cada público. Além disso, é fundamental pensar na integração.

Ao criar peças, por exemplo, é importante que elas tenham a mesma proposta, como uma identidade visual equivalente. Desse jeito, é estabelecida uma comunicação unificada, o que evita que o público se confunda. Além de tudo, ideias inovadoras e originais permitem aumentar a interatividade em meios distintos, o que melhora a propagação da mensagem.

Foque na simplicidade

Ao entender como criar uma campanha publicitária, a intenção da marca é dizer algo ao público-alvo. Em alguns casos, o interesse consiste em apresentar um lançamento. Em outros, definir por que o empreendimento deve ser o escolhido em detrimento dos outros. Em qualquer cenário, existe uma intenção quanto à comunicação.

Para que ela possa ser atingida da melhor forma possível, o marketing precisa manter o foco na simplicidade. Por mais diferenciado que seja o meio escolhido ou ainda que a campanha seja altamente tecnológica, crie uma mensagem clara e direta.

As pessoas devem saber identificar qual é o objetivo de comunicação, reconhecer a sua empresa e entender qual é a ação desejada que elas tomem. Desse jeito, são evitados ruídos na comunicação ou outras situações em que as metas não são atingidas.

Defina métricas e acompanhe os resultados

Qualquer campanha publicitária deve ser analisada e acompanhada de acordo com o seu desempenho. Afinal, se ela não atingir certa performance, não será verdadeiramente útil para o negócio e a empresa corre o risco de repetir adiante o mesmo erro.

O acompanhamento, portanto, é uma parte essencial para o sucesso. Graças a esse processo, é possível verificar quais são os pontos que merecem atenção, o que funciona com cada público e qual é a melhor maneira de agir ao longo do tempo. Para acertar em cheio, apresentamos algumas dicas para ficar de olho no desempenho.

Escolha os indicadores relevantes

A nossa orientação mais importante aqui tem a ver com a seleção das métricas. Elas devem refletir os objetivos de como criar uma campanha publicitária e os principais interesses do negócio. Se a expectativa é aumentar as vendas, então a taxa de conversão é um dos aspectos cruciais.

O meio também faz a diferença. O engajamento nas redes sociais, por exemplo, é um termômetro do sucesso da campanha. Cada proposta tem uma necessidade específica e isso deve ser considerado para chegar aos melhores resultados. Para se ter uma ideia, algumas das métricas mais comuns são:

  • taxa de conversão;
  • alcance de público;
  • taxa de engajamento;
  • número de leads gerados;
  • ticket médio;
  • taxa de fidelização;
  • Retorno Sobre Investimento (ROI); entre outras.

Faça um acompanhamento contínuo

Não adianta criar uma campanha publicitária, divulgá-la e só colher os resultados no final. Ao fazer isso, há uma perda da capacidade de aproveitar as oportunidades para otimizar o desempenho. Por outro lado, não indicamos realizar modificações o tempo inteiro, pois toda campanha precisa de algum período para se estabelecer.

O ideal é fazer uma medição contínua de resultados e, a partir das análises, tomar decisões sobre a campanha a cada período médio. Como tudo depende da duração de veiculação, campanhas longas podem ter um tempo maior entre as decisões, enquanto as menores exigem um nível ampliado de dinamismo.

Realize as adaptações necessárias

A partir dos resultados levantados pelas métricas, é crucial fazer modificações a fim de otimizar a campanha publicitária. Se a conversão não tem apresentado o desempenho esperado, é o caso de buscar outras mídias e de aumentar o alcance. Contudo, se o engajamento anda em baixa, é preciso repensar a abordagem.

A otimização, inclusive, é relevante para as campanhas futuras. Ao reconhecer o que deu certo e o que pode ser melhorado, o planejamento para as próximas realizações ganha um reforço importante.

Conte com o apoio de uma agência

Para ser bem-sucedido em como criar uma campanha publicitária, uma das nossas indicações principais consiste em ter bons profissionais. Afinal, com o apoio de quem realmente entende do processo, é mais fácil atingir o resultado esperado. Portanto, nada melhor do que contar com o suporte de uma agência de marketing.

Como há diversas opções no mercado, é essencial fazer uma avaliação completa na hora da seleção. Assim, você terá a certeza de que a campanha estará em boas mãos. Para que não restem dúvidas, descubra agora como escolher.

Identifique os serviços oferecidos

O primeiro passo consiste em conferir quais são os serviços disponibilizados pelo time da agência. Veja se a empresa conta com abordagens de marketing digital ou publicidade e propaganda, por exemplo. Também confira se há experiência positiva na produção de outros elementos, como vídeos, atividades de assessoria e assim por diante.

O objetivo é garantir que os serviços atendam aos principais interesses da sua marca. Mesmo que o seu negócio ainda não tenha ideia do que deseja, convém que a agência disponha de uma boa variedade de serviços para oferecer um mix adequado de estratégias, sem a perda da qualidade.

Conheça os cases de sucesso da agência

Mas como ter a certeza de que a agência consegue cumprir com o que foi prometido? Nesse caso, a nossa indicação é ficar de olho nos cases de sucesso e no que já foi realizado pela agência.

Confira quais foram os projetos executados e tenha atenção para saber se o portfólio tem a ver com as suas expectativas. Desse jeito, é possível visualizar de uma forma mais clara o que esperar da sua campanha publicitária.

Fuja de promessas milagrosas

O ímpeto de conquistar o cliente faz com que algumas agências prometam resultados milagrosos. É aquela ideia de que certo mix “com certeza vai aumentar as vendas” ou que os números serão incríveis com determinada escolha em um curtíssimo período de tempo. Porém, se uma proposta parece boa demais para ser verdade, é melhor duvidar e agir com cautela.

Se uma agência oferece um plano pronto, também é improvável que ele funcione de um jeito otimizado. Afinal, cada negócio tem exigências únicas e que devem ser consideradas. No atendimento, prefira uma equipe que apresenta uma visão realista e que oferece a criação de um plano totalmente personalizado para o seu caso. Assim, longe de promessas que não se sustentam, as chances de sucesso se multiplicam.

Como escolher a agência e acertar em como criar uma campanha publicitária?

O processo de desenvolvimento de uma campanha inclui muitas etapas, desde o reconhecimento do público e das suas necessidades até a execução do escopo. A nossa principal recomendação, nesse sentido, é escolher uma agência especializada.

Com profissionais preparados, a empresa é capaz de tirar dúvidas e comandar todo o processo de como criar uma campanha publicitária. Mas, para chegar a esses resultados, é essencial contratar a alternativa ideal. Para não ter dúvidas e tomar a melhor decisão, veja algumas dicas para selecionar a agência adequada!

Conheça a tradição da agência no mercado

A tarefa de como criar uma campanha publicitária deve sempre considerar a experiência da marca. Um time que já atua no mercado de propaganda há algum tempo poderá oferecer soluções mais acertadas ao seu contexto, além de aumentar a qualidade do resultado.

Por isso, não deixe de pesquisar a tradição de mercado. Veja se a agência atua há alguns anos ou, no mínimo, se o time tem o tempo necessário de mercado para ajudar o seu empreendimento a chegar ao sucesso.

Busque referências de outros clientes

Antes da contratação, também é interessante conferir o que diz quem já contratou. Mais do que buscar os cases de sucesso do negócio, veja o que as marcas dizem sobre o desenvolvimento das campanhas. Saber que outras empresas tiveram sucesso com a contratação é um bom sinal.

Aproveite e busque outras referências — especialmente online. Confira os comentários nas redes sociais ou mesmo entre em contato com quem é ou foi cliente. Ao conhecer a experiência de contratação, fica fácil saber se a agência cumpre aquilo que promete.

Saiba qual agência se adéqua às suas necessidades

Não se esqueça de que cada negócio tem uma exigência e que ela deve ser contemplada pela agência responsável da campanha publicitária. Se a sua marca deseja criar campanhas na TV e na internet, por exemplo, o melhor é que ambos os serviços estejam disponíveis.

Então, vale a pena conferir a oferta completa, para saber se ela se adapta às necessidades do seu negócio. Confira se as técnicas, as ferramentas e os serviços prestados atendem ao planejamento de marketing. Isso inclui, até mesmo, pensar na estrutura, na localização e no orçamento. Opte por uma empresa que se encaixe na realidade da sua marca para que as chances de sucesso se multipliquem.

Avalie o atendimento

Logo nos primeiros contatos, já é possível ter uma ideia se a contratação é ou não indicada. Para ter essa resposta logo de cara, recomendamos prestar atenção no atendimento. Avalie se a agência responde rapidamente o seu contato e se a conversa com especialistas é produtiva.

Lembre-se de que, normalmente, os primeiros contatos são ainda mais caprichados. Se há falhas já nessa etapa, é provável que surjam problemas mais tarde. Além disso, confirme qual é o suporte oferecido e se o time pode ajudar sua empresa a tirar dúvidas ou a acompanhar os resultados. Com esse cuidado, a sua satisfação com o desempenho tende a crescer.

Saber como criar uma campanha publicitária é um processo de vários passos fundamentais e cada um merece atenção especial. Com a abordagem certa e a ajuda de uma agência especializada, a performance promete ser ainda melhor.

Quer contratar a agência certa para as suas necessidades? Entre em contato conosco da BZ Propaganda & Marketing e veja como podemos fazer a sua marca chegar mais longe!

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