Levar o conteúdo digital certo para o público desejado, no momento exato, garantindo uma boa presença digital, requer muito planejamento e um profundo conhecimento sobre as pessoas que deverão ser impactadas por sua estratégia. Para tanto, o mapeamento do conteúdo e a construção de um calendário editorial são fundamentais.

Isso significa que você deve planejar o conteúdo digital com base em palavras-chaves adequadas ao seu público, criando materiais capazes de conduzir a sua audiência ao longo do funil de marketing, ou seja, mais abrangentes no topo e mais específicos no fundo.

Ajudar o seu potencial cliente a percorrer o caminho entre o despertar do interesse até a compra é um grande desafio. Para superá-lo, confira a seguir algumas dicas importantes para fazer um ótimo planejamento de conteúdo digital.

Boa leitura!

Estude seu público

É óbvio, mas sempre bom mencionar: o profundo conhecimento do público é o que vai determinar o sucesso ou fracasso da sua estratégia.

Para não errar nesse momento tão importante, o melhor a se fazer é um criar uma persona que represente o público-alvo que você deseja impactar. A persona, como o próprio nome sugere, é um personagem que carrega as características do seu cliente ideal, incluindo seus hábitos e gostos pessoais.

Defina o canal mais adequado

Com a persona definida você já sabe quais canais ele costuma frequentar, por exemplo, em quais redes sociais ele está mais presente. Você tem diversas opções de canais digitais para impactar a sua persona, veja alguns deles:

  • blog;
  • e-mail;
  • redes sociais;
  • aplicativos.

Certifique-se da relevância do conteúdo digital

Sabendo quem é o seu público e onde ele está, é hora de pensar em quais são os interesses dele. É a partir dessa informação que você definirá as palavras-chave que serão usadas para escolher os temas dos conteúdos digitais para cada etapa do funil.

Produza conteúdos ricos

Os conteúdos ricos, como e-books, infográficos e templates, são os grandes responsáveis pela captação dos leads. É para acessá-los que as pessoas preenchem os formulários com suas informações pessoais, presentes nas landing pages.

Crie um calendário editoral

Você já sabe para quem produzir conteúdo, onde publicá-lo, quais temas deve abordar e seus respectivos formatos. Chegou o momento de definir quando cada um deles será publicado.

Considerando que as redes sociais e o e-mail servem, também, como canais de divulgação de blog posts e conteúdos ricos, é interessante usar a tática do 3 x 3 x 3, ou seja, publicar em 3 datas, com 3 chamadas diferentes, em 3 canais.

Com base no conteúdo deste post, você pôde entender que produzir conteúdo de forma aleatória, sem um direcionamento adequado dos temas ou planejamento das publicações de modo estratégico, é um esforço desperdiçado.

Para obter ótimos resultados com a publicação do seu conteúdo digital, é fundamental seguir todas as dicas que você acabou de ler.

Que tal começar agora mesmo a planejar adequadamente o conteúdo digital da sua empresa?

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