Não há empresa, seja ela física, virtual ou mista, que possa desprezar hoje o marketing como forma de investimento no negócio. Em um mercado cada dia mais acirrado, em que as marcas disputam os espaços e preferências dos clientes em todos os detalhes, se torna imprescindível calcular o investimento em publicidade necessário.

Hoje existem dois grandes campos do marketing, o digital e o tradicional. Eles se distinguem nas suas estratégias diversas, as ações que precisam ser tomadas dentro de uma campanha e, claro, no custo que demandam.

É essencial que a marca seja vista e conhecida pelo público. Para isso, é preciso investir em marketing. Esse investimento, no entanto, deve ser feito na medida exata de sua necessidade, para não ser um gasto inútil sem resultado.

Confira, a seguir, as principais perguntas que você precisa se fazer para conseguir dimensionar melhor o investimento em publicidade necessário para sua empresa!

Quanto você deve destinar ao orçamento para publicidade?

Em primeiro lugar é preciso ter uma visão empresarial de gestão sobre a questão para se trabalhar com números reais e possíveis. Para tanto, é preciso ponderar a partir dos seguintes parâmetros:

  • o marketing é um setor estratégico de qualquer negócio. Logo, não se deve destinar a ele o que sobrar dos recursos, como é comum acontecer;
  • a destinação de recursos para o marketing, no entanto, não pode prejudicar outras áreas igualmente estratégicas da empresa;
  • uma campanha estruturada, inteligente e autêntica é sempre melhor que uma campanha barata ou mesmo que uma campanha cara.

Ou seja, é preciso ter uma empresa financeiramente organizada que seja capaz de medir as possibilidades de destinação de orçamento para o marketing, de acordo com suas necessidades e possibilidades, quer dizer, os objetivos que se pretende alcançar com a publicidade.

É melhor investir no marketing digital ou offline?

Não há uma fórmula geral que diz quanto se deve investir em publicidade digital e quanto se deve investir no marketing offline e, inclusive, é perfeitamente possível para uma empresa investir em ambas as mídias para alcançar segmentos diferentes de público.

O marketing digital tem a vantagem dos indicadores em tempo real, de ser possível fazer investimentos pequenos em posts patrocinados ou mídia paga e, ainda, de se trabalhar com uma segmentação de público mais direcionada para a campanha. No entanto, a jornada de compras tende a ser mais longa.

O marketing tradicional tem um impacto mais imediato, as conversões costumam ser mais rápidas, além de alcançar tanto o público conectado quanto o não conectado. No entanto, o investimento em publicidade offline costuma ter um piso de custo médio maior e a análise de resultados não é tão imediata quanto no marketing online.

Determinar em qual tipo de marketing se vai investir, ou mesmo se o investimento será misto, com uma campanha tanto online quanto offline, é uma decisão estratégica a ser tomada pela equipe ou agência de marketing da sua empresa.

Como calcular o retorno de investimento sobre marketing?

Empresas esperam resultados positivos. Logo, para dimensionar corretamente o investimento em publicidade do seu negócio, é preciso acompanhar a análise dos indicadores.

É possível que uma campanha esteja sendo muito cara com um investimento baixo em termos de valores absolutos ou, ainda, que um investimento maciço tenha uma retorno muito maior. Para avaliar isso é preciso ter atenção às métricas.

Uma das principais é o ROI (Retorno sobre Investimento) que analisa de quanto é o retorno financeiro para a empresa por real investido. Também há o CAC (Custo de Aquisição por Cliente) que mede o custo de cada novo cliente adquirido por meio de uma campanha.

Com base nas informações de ticket médio e no custo dos leilões de links ou posts patrocinados, é possível saber as taxas de conversão e o custo de cada clique para a empresa. Quer dizer, a análise de dados de publicidade é complexa e deve ser acompanhada, preferencialmente, por um profissional.

O investimento em publicidade deve ser feito de acordo com a possibilidade de orçamento da empresa e com a sua meta de resultados. Isso não significa que ela precisa ser cara.

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