Entender o que faz uma agência de publicidade e propaganda é fundamental para quem deseja investir em uma comunicação mais atraente e eficiente para sua marca, e desse modo, garantir mais sucesso e vendas para uma empresa. Além de um posicionamento de mercado mais claro e coerente com as atividades exercidas pela empresa.

Existem alguns tipos diferentes de serviços que podem ser prestados por uma agência de publicidade, e por isso, é possível encontrar as que são especializadas, por exemplo, em design ou inbound marketing, ou, ainda, as que são full services e conseguem entregar um projeto de comunicação mais abrangente.

Criamos este post pensando em ajudar você a entender como funciona uma agência de publicidade, qual é o momento ideal para sua empresa contratar uma e, ainda, quais as vantagens de contar com os serviços de profissionais da área para cuidar do posicionamento e comunicação da sua empresa. Então, se você quer saber o que faz uma agência publicidade, continue lendo e confira!

O que faz uma agência de publicidade e propaganda?

Uma agência de publicidade é responsável por cuidar das estratégias e processos de comunicação de uma marca com seus públicos.

Ela estuda o mercado, encontra as melhores oportunidades de geração de negócios para uma empresa, e com base nelas, elabora campanhas com objetivos específicos de acordo com as necessidades e oportunidades da marca.

Além disso, também cuida do posicionamento da empresa diante do mercado, por meio de elementos como uma identidade visual bem fundamentada e estruturada de acordo com conceitos sólidos. Uma agência de publicidade também é responsável pela escolha e manutenção dos canais de comunicação mais adequados ao perfil de público que deve ser atingido.

Como mencionado na introdução, existem diversos tipos de agência de publicidade desde as full service, até as especializadas. Veja a seguir alguns exemplos dessas especializações:

  • pesquisa;
  • marketing;
  • marketing digital;
  • endomarketing;
  • design;
  • produção áudio-visual;
  • aquisição de mídia.

De acordo com a especialidade de uma agência, seus departamentos podem variar, mas geralmente elas contam com com áreas como:

  • tráfego: responsável pela distribuição das demandas;
  • atendimento: responsável pela interface entre a equipe de planejamento e criação e o cliente;
  • pesquisa e planejamento: responsável pelo estudo do mercado e definição das estratégias de comunicação que serão adotadas;
  • mídia: responsável pela aquisição de espaços publicitários nos canais apontados pelo planejamento;
  • criação: essa área é responsável pela elaboração das campanhas e pode ser sub-dividida em áreas como redação, design e produção áudio-visual;
  • web e digital: responsável pela comunicação nos meios digitais de uma empresa, e também pode ser subdividida em áreas como social mídia, e-mail marketing, automação de marketing, inbound marketing, conteúdo, entre outras.

Qual é o momento de contratar uma agência de publicidade e propaganda?

Em primeiro lugar é preciso ter em mente que o marketing e a publicidade é um investimento e não uma despesa. A partir disso fica fácil entender que assim como os demais processos de abertura de uma empresa, previstos no aporte financeiro inicial, a publicidade deve ser incluída no projeto desde o seu início, garantindo um crescimento sustentável para empresa que acaba de nascer.

Contar com a ajuda de profissionais capacitados desde a fundação da empresa é a garantia do lançamento de uma marca estruturada no mercado, com todos os indícios de profissionalismo e credibilidade que ela deve apresentar para conquistar a confiança do público de interesse da empresa.

Quais as vantagens de contar com a ajuda de uma agência de publicidade e propaganda?

Com a ajuda de uma agência de publicidade sua empresa terá ações mais bem planejadas, com base em dados e pesquisas, e por isso, com maiores chances de obtenção de bons resultados.

Além disso, o processo de criação de uma agência é estruturado e baseado em técnicas que garantem que a mensagem desejada será levada ao público certo, de forma clara e dentro das normas estabelecidas pelo código de defesa do consumidor, garantindo, além da maior eficiência, também a legalidade das ações de comunicação, detalhe muitas vezes ignorados por quem não é da área.

Como você pôde ver, o que faz uma agência de publicidade nada mais é do que pesquisar, planejar, criar, produzir e distribuir campanhas de comunicação direcionadas aos mais diversos objetivos.

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