Valor é algo subjetivo, mas fácil de perceber quando se trata de um produto no mercado. Se ele não agrega valor ao cliente, dificilmente será preferência.

É por isso que agregar valor ao seu produto é algo que precisa estar entre as prioridades da sua empresa. Para isso, você precisa elaborar um plano robusto focado nesse fim, algo que envolve um pleno conhecimento sobre o seu público-alvo e o seu mercado.

Confira a seguir 5 formas de agregar muito mais valor aos seus produtos.

1. Acompanhe as tendências

Para agregar valor ao produto, primeiramente você precisa entender o que isso significa no contexto do seu mercado. Acompanhar as tendências da área é fundamental para conhecer as últimas novidades e adaptá-las para as suas soluções.

A partir daí, o seu trabalho precisa evoluir para que você seja capaz de prever tendências e se antecipar a elas. Isso agregará muito mais valor ao seu produto e causará um impacto altamente positivo no renome da sua marca.

2. Aprimore sua embalagem

A embalagem diz muito sobre um produto e pode ser decisiva para agregar mais valor a ele. Isso vale não só para a identidade visual impressa nela como também a qualidade da embalagem em si.

É necessário conhecer o perfil do seu cliente e o que costuma chamar a atenção dele. Implemente uma linguagem eficaz e uma identidade visual que se destaque em meio a todas as opções. Por fim, conte com um fornecedor de qualidade para produzir as suas embalagens.

3. Ofereça complementos baratos

Um dos segredos para agregar valor ao seu produto está em complementar a experiência proporcionada por ele. Leve em conta o contexto que faz com que o seu cliente a escolha o seu item e estude oferecer possibilidades que sejam capazes de complementá-lo.

Por exemplo, uma empresa que vende canudos de inox reutilizáveis pode agregar valor ao produto ao vender, na mesma embalagem, uma escova para limpá-los.

4. Invista no seu pós-venda

Muito da qualidade de um produto não depende apenas dele, mas também do seu pós-venda. Se ele não é eficaz, dificilmente a sua marca causará um impacto positivo no cliente. Portanto, aprimorar esse aspecto do seu negócio precisa estar entre as suas prioridades.

A melhor forma de fazer isso consiste em mapear os pontos de contato do cliente com a sua empresa e detectar problemas que necessitem de solução. Por exemplo, se a política de trocas causa insatisfação com frequência, será que não vale a pena repensá-la?

5. Escute seus clientes

Os feedbacks dos seus clientes são recursos muito valiosos para agregar valor ao produto que você está vendendo. A partir deles, é possível detectar falhas que necessitem de correções e também captar sugestões de melhorias.

Para que isso funcione, é necessário que você crie e mantenha bons canais dedicados a colher esses feedbacks. Incentive seus clientes a mandar esses retornos utilizando seus meios de marketing e analise cuidadosamente o conteúdo recebido.

Leve em conta as dicas acima para estruturar um plano robusto com foco em agregar mais valor aos seus produtos. O resultado será uma percepção muito mais positiva a respeito deles e da sua marca como um todo, contribuindo significativamente para o seu sucesso.

Continue aprendendo sobre como aprimorar as suas ações comerciais. Acesse o nosso guia completo para fazer um lançamento de produto no mercado.

Escreva um comentário