Ter ações de marketing bem estruturadas é essencial para conquistar bons resultados. Uma estratégia de diferenciação, por exemplo, é o que garante um destaque competitivo no mercado. Para alcançar o sucesso, vale recorrer a alguns conceitos — entre eles, os 4ps do marketing.

Esse composto é uma das definições mais importantes do tema. Em vez de ser voltado apenas para a teoria, tem aplicação no mundo dos negócios e ajuda a obter uma gestão de marca de sucesso.

Mas quais são as características e como explorá-las? Neste guia completo, apresentamos tudo o que você deve saber sobre o assunto. Confira!

1. Composto de marketing: o que é isso?

Também conhecido como mix de marketing, o composto mercadológico traz quatro pilares principais. Mais que serem apenas conceitos, eles auxiliam a estruturar estratégias de divulgação e permitem promover produtos com sucesso.

De forma simples, correspondem a definições e características que influenciam o comportamento do mercado. Podemos dizer que ajudam a aumentar a intenção de compra. Como são aspectos que podem ser determinados pelo estabelecimento, garantem controle e eficiência para a execução da estratégia.

Inclusive, trata-se de uma alternativa bastante versátil. Sabemos que uma das dificuldades para as pequenas e médias empresas é a definição de boas estratégias de marketing. O orçamento limitado, normalmente, é a maior barreira. No entanto, o composto mercadológico serve para qualquer porte.

Ele também pode ser aplicado em empreendimentos de todos os tipos e ramos — inclusive, quando a abordagem é voltada para serviços e não para um produto específico. Então, afirmamos, com tranquilidade, que esse é um meio de fazer uma empresa crescer, mesmo com capacidade reduzida de investimento.

2. O que são os 4Ps do marketing?

Agora que você já conhece a definição, vamos partir para a estruturação dessa ferramenta. Como dito, os 4Ps do marketing funcionam para criar os pilares de uma estratégia de divulgação. São variáveis controladas pelo empreendimento e que têm impacto na forma como as pessoas se comportam sobre as compras.

A seguir, entenda como cada conceito funciona e descubra de que modo usar esses quatro aspectos para estruturar a sua campanha.

Produto

Produto - 4ps do Marketing

Um dos pontos mais relevantes dos 4ps de marketing é, sem dúvidas, o produto. Não temos como não dar a devida importância, já que toda a estratégia só existe porque há o desejo de vender algo, certo? Então, comece por esse elemento central.

Por mais que o P receba tal nome, não precisa se tratar, necessariamente, de um item. Um serviço também é um produto porque, afinal, compõe a oferta da empresa para o seu público.

Para estruturar o pilar, o empreendimento tem que se preocupar com alguns aspectos, como:

  • necessidades e interesses do público-alvo;
  • funcionalidades e capacidade do item de atender às expectativas;
  • características de diversificação, como modelos ou cores;
  • estratégias relacionadas, como embalagem e identidade visual;
  • diferenciação em relação a itens existentes, entre outros aspectos.

Além do mais, é indispensável analisar o ciclo de vida do produto. Entender como acontece a evolução (e o declínio) do interesse ajuda a determinar o momento certo de focar esforços.

Para compreender, imagine uma loja de roupas que acaba de receber os itens de inverno. Para definir esse entre os 4ps do marketing, vale identificar como são os produtos, de quais tecidos são feitos e como se destacam das peças dos concorrentes.

Além disso, é preciso considerar o aspecto da sazonalidade e o ciclo do produto. Afinal, a procura cresce quando a temperatura cai, mas também tende a diminuir quando o verão estiver por perto. Por isso, as estratégias devem ser bem planejadas para que o estoque seja vendido.

Preço

Preço - 4ps do Marketing

O preço está ligado, principalmente, à sobrevivência do empreendimento. É a partir das vendas que o negócio tem o seu retorno financeiro, então não podemos negar a influência na decisão.

Ao mesmo tempo, é uma questão ligada ao comportamento dos clientes. Especialmente em um mercado competitivo, elevar muito o preço pode comprometer as vendas. Por outro lado, diminuir o valor de forma excessiva prejudica a percepção dos consumidores. Portanto, a precificação torna-se fundamental.

Do ponto de vista dos negócios, é preciso conhecer alguns aspectos, como:

  • custos fixos e variáveis;
  • despesas totais;
  • margem de lucro.

O objetivo é fazer com que a venda não apenas cubra os gastos diversos, mas que seja lucrativa. Além do mais, há decisões importantes quanto ao mercado, como:

  • estratégias de precificação;
  • definição de preços de acordo com o ciclo de vendas;
  • margens para descontos e promoções.

Ao lançar produtos, pode valer a pena criar preços promocionais para aumentar a atração. Ao mesmo tempo, o valor tende a ser maior que em períodos sazonais, de baixa ou que antecedem outros lançamentos. Então, recomendamos cuidar dessa dinâmica para potencializar os ganhos.

Praça

praça - 4ps do Marketing

Já esse aspecto está relacionado à acessibilidade da empresa para os clientes. Quer ver? Basta pensar onde o seu empreendimento estará disponível para que o público possa escolher e adquirir os produtos. Essa questão do posicionamento faz toda a diferença, já que deve atingir os consumidores da melhor maneira.

O planejamento tem que estar relacionado, principalmente, à disponibilidade e capacidade de compra. É o caso de definir se o negócio venderá apenas numa loja física ou em um e-commerce, por exemplo. Também é preciso pensar em como ocorrerá a distribuição, se for necessária. Para tanto, recomendamos considerar os seguintes pontos:

  • distribuição geográfica dos clientes em potencial;
  • canais de distribuição e redes de distribuidores;
  • escolha dos pontos de venda;
  • características da distribuição física e assim por diante.

Vale compreender, por exemplo, se a empresa fará a própria distribuição ou se vai terceirizar a função. Também deve considerar a necessidade (e os custos) de logística, bem como os locais com maiores chances de vendas. Desse jeito, os resultados se expandem.

Promoção

promoção - 4ps do Marketing

O último dos 4ps de marketing é o elemento de promoção. Nesse caso, é algo relacionado à divulgação de produtos — e não, necessariamente, aos descontos no preço. Podemos dizer que o grande objetivo é o aumento nas vendas, mas não é o único. Diante de um mercado competitivo, também existe o interesse de criar e fortalecer relacionamentos por meio da fidelidade.

Para ser colocado em prática, recomendamos pensar em questões como:

  • características do perfil do consumidor e seus interesses;
  • campanhas publicitárias voltadas para a mensagem da marca;
  • canais adequados de divulgação;
  • estratégias em curto, médio e longo prazo;
  • elementos voltados para a fidelidade dos consumidores;
  • ferramentas promocionais e assim por diante.

Esse aspecto é especialmente amplo e versátil, o que favorece o alcance dos objetivos por parte de cada empreendimento. É o caso de uma empresa definir que vai recorrer a estratégias de marketing offline e online, com campanhas sazonais e um programa de fidelidade. Assim, consegue divulgar os produtos e aumentar o interesse.

3. Como saber se estão todos adequados?

Depois de definir os 4ps do marketing para a sua empresa, é a hora de verificar se eles estão surtindo os efeitos desejados. Isso exige um acompanhamento ao longo do período, já que os impactos não são imediatos.

Depois de colocar tudo em prática, veja como saber se todos os fatores estão adequados e aprenda a identificar os problemas.

Acompanhe as métricas

metricas - 4ps do Marketing

Os números oferecem informações confiáveis e que ajudam a tomar decisões melhores. Então, a nossa primeira indicação é olhar para as métricas e indicadores. Faça um comparativo dos resultados após a estratégia e antes da aplicação e veja quais foram as alterações.

Verifique, por exemplo, se houve um aumento nas vendas ou uma diminuição no ciclo para fechar negócio. Entre as métricas que podem ser estudadas, estão:

  • taxa de conversão;
  • número de leads/oportunidades geradas;
  • ticket médio;
  • lifetime value (LTV);
  • taxa de rejeição;
  • índice de satisfação dos clientes;
  • taxa de compras recorrentes;
  • Custo de Aquisição do Cliente (CAC), entre outras.

Analise os concorrentes

concorrentes - 4ps do Marketing

Além disso, é importante compreender como anda o cenário externo. Vale a pena verificar como andam os resultados do negócio em relação a outras empresas, como por meio do benchmarking. Ao usar certos parâmetros divulgados (como número de vendas ou crescimento), você consegue saber se seu estabelecimento ficou acima da média.

Também é interessante verificar o market share ou participação do mercado. Se o seu empreendimento for responsável por uma “fatia” maior das vendas, então houve uma evolução na conquista de clientes.

Entenda o seu posicionamento

Para completar, indicamos analisar o seu posicionamento. Isso permite compreender como o seu mercado enxerga a sua marca e qual foi o desenvolvimento conquistado a partir das estratégias.

Um exemplo clássico é das Havaianas. Os chinelos eram considerados baratos e sem valor agregado. Com o uso dos 4ps do marketing, logo ela se transformou em um elemento de estilo — e até um item com grande procura internacional. A mudança no posicionamento, portanto, indicou que tudo estava ocorrendo conforme o previsto e por isso vale a pena avaliar nesse sentido.

4. Como melhorá-los?

Mesmo que o mix de marketing esteja oferecendo bons resultados, é sempre possível buscar formas de torná-lo melhor. Com o avanço contínuo, inclusive, dá para fortalecer ainda mais a atuação do empreendimento.

Mas, afinal, como colocar isso em prática? A seguir, veja as nossas dicas para otimizar os 4ps do marketing.

Entenda o mercado de forma completa

Diante da necessidade de melhorar esses pilares, sugerimos um reconhecimento amplo do segmento. A partir das tendências ou das brechas deixadas por concorrentes, por exemplo, é possível aproveitar uma praça ou uma configuração de promoção.

Além das análises de cenários e das projeções, considere fazer pesquisas de mercado. Entender o que quer o público e como ele enxerga a sua marca permite reconhecer o que ainda falta ser alcançado.

Registre todas as ações

Especialmente diante de uma otimização dos 4ps de marketing já definidos, é fundamental deixar tudo registrado. Esse cuidado garante que a gestão possa acompanhar, no futuro, como foi a evolução da marca em tais pilares.

Mesmo que uma mudança pareça pequena, não deixe de criar um registro completo sobre ela. A partir disso, o negócio terá uma base de informações sobre a própria estrutura de marketing e, ao comparar com os resultados, saberá o que é realmente efetivo.

Tenha apoio especializado

Por mais consolidada que a estratégia seja, não é tão fácil colocá-la em prática. Há muitas variáveis para considerar e é preciso tomar decisões de diversos tipos. Sem uma atuação especializada, é fácil subutilizar o potencial de geração de resultados desse elemento.

Para não correr tal risco, a nossa indicação é ter o apoio de profissionais capacitados. Uma agência de publicidade e propaganda é a melhor alternativa, já que traz especialistas no tema. Assim, será muito mais fácil elaborar um planejamento robusto.

5. Quais são os reflexos no desempenho da empresa e resultados em vendas?

Acredite se quiser: muitos empreendimentos ainda acham que os 4ps do marketing não são realmente necessários. Isso, é claro, não poderia estar mais longe da verdade. Com uma atuação consistente e bem planejada, os efeitos são sentidos diretamente na performance empresarial e nas vendas.

Quer descobrir o que essa estratégia pode fazer por você? Nós contamos a seguir. Confira as vantagens!

Influência na tomada de decisão

decisão - 4ps do Marketing

A forma como esses elementos de marketing são definidos tem impacto direto no comportamento dos consumidores. Uma boa estratégia faz com que as pessoas deem preferência para a sua marca, o que leva a um aumento das decisões de compra.

Essa mudança também é oportuna porque diminui o ciclo de vendas. Para empresas com processos complexos, como as que vendem para outros negócios, isso ajuda a economizar recursos. Mais que elevar as vendas, é algo que permite ampliar a lucratividade.

Fortalecimento do relacionamento

relacionamento - 4ps do Marketing

Além disso, existe uma alteração positiva na forma como marca e consumidores se relacionam. Com uma abordagem diferenciada, os 4ps do marketing fazer com que a empresa ofereça mais satisfação, qualidade e boa experiência para quem compra. Na prática, gera um aumento da fidelização.

As ações voltadas para o público também geram essa aproximação. Com isso, podemos dizer que é natural que as pessoas passem a preferir a marca, o que eleva a previsibilidade e melhora os resultados.

Diferenciação de marca

Diferenciaçao - 4ps do Marketing

Complementando os três pilares importantes, o uso dessa estratégia ajuda o negócio a se diferenciar. Ao vender mais e se posicionar de forma próxima, consegue atrair a atenção de um público que ainda não é o seu. Isso permite, inclusive, a tomada de clientes da concorrência.

Essa relevância é essencial em um cenário cada vez mais dinâmico e disputado. Com maior interesse por parte do público, há uma elevação na competitividade e um ganho de robustez para permanecer no mercado.

6. E os 4Cs do marketing? Quais são?

Embora a estratégia de 4ps do marketing seja muito consolidada, ela também tem passado por uma evolução. Por causa das novidades do mercado e das necessidades, surgiram outras possibilidades: os 4cs do marketing.

Eles trazem uma nova abordagem sobre como uma empresa deve agir para estabelecer as melhores estratégias de divulgação e posicionamento. A seguir, entenda como eles funcionam e saiba o que considerar.

Cliente

clientes - 4ps do Marketing

Motivo de existir da empresa, o cliente é uma figura essencial ao definir as suas estratégias de marketing. Nesse caso, o objetivo é compreender o perfil completo de quem compra, além de oferecer as melhores características e possibilidades. Recomendamos ponderar aspectos como:

  • necessidades e exigências que podem ser atendidas;
  • qualidades de um bom atendimento;
  • planejamento de um serviço pós-vendas;
  • formas de estreitar o relacionamento e assim por diante.

É essencial definir corretamente esses aspectos para conseguir um posicionamento diferenciado no mercado e, desse modo, ter a chance de se destacar.

Custo

 

Diferentemente do preço, o custo está relacionado a uma questão mais profunda. A ideia é entender, de fato, o quanto aquele item custa para o consumidor de forma global. Além disso, podemos dizer que é algo que trata dos benefícios e do potencial de economia que o produto gera. É preciso considerar todos os aspectos para fazer uma boa oferta.

Pense em um item vendido online. O cliente tem o custo do preço, além do frete e da necessidade de espera. Por outro lado, pode ter como vantagens a chance de pagar menos ou de encontrar algo que não está disponível em seu local. Para uma boa definição, recomendamos pensar nos seguintes pontos:

  • orçamento do público;
  • benefícios associados à compra;
  • status ligados ao produto.

Um item de luxo, por exemplo, tem um preço mais elevado porque carrega um status diferenciado. Então, seu custo é maior, mas atende a certos desejos do público.

Conveniência

conveniencia - 4ps do Marketing

Em um cenário cada vez progressivamente dinâmico e competitivo, as pessoas esperam poder fazer compras sem complicações. A conveniência, portanto, é um equivalente à praça entre os 4ps do marketing.

O negócio deve fortalecer essa questão como uma forma de melhorar os relacionamentos e a satisfação das pessoas. Para tanto, vale considerar alguns aspectos, como:

  • processos necessários para que o cliente consiga fazer uma compra;
  • facilidade e disponibilidade para pedidos;
  • benefícios ligados ao relacionamento.

É o caso de um empreendimento que oferece produtos online e permite que as pessoas retirem na loja física mais próxima. Ao favorecer a conveniência, as chances de vendas se multiplicam.

Comunicação

comunicação - 4ps do Marketing

Equivalente à promoção, esse aspecto tem a ver com o contato estabelecido entre a empresa e o público. O objetivo é fazer com que os indivíduos estejam cientes do seu produto e negócio, de modo que possam considerar realizar a compra. É algo que se relaciona, principalmente, ao engajamento das pessoas com a marca.

Em relação à promoção, pode funcionar de forma diferenciada. Afinal, mais que trazer uma abordagem de vendas, tem a ver com uma troca de informações que promete ser benéfica para o mercado. Para ter sucesso, nossa recomendação é pensar nos seguintes pontos:

  • tipo de conteúdo a ser produzido e divulgado;
  • linguagem que deve ser aplicada;
  • canais que serão aproveitados;
  • formas de aproximar e fortalecer o relacionamento.

Uma empresa que adota as redes sociais para fazer promoções, anunciar novidades e educar o público, por exemplo, usa essa alternativa com louvor.

7. Quais são os 8Ps do marketing digital?

Os 4ps do marketing foram criados ainda pensando em uma estratégia offline, centrada em alternativas de outbound marketing. No entanto, o avanço da tecnologia e os progressivos interesses dos negócios permitiram que o marketing digital surgisse e ganhasse força. Como resultado, surgiram novos pilares para essa estratégia.

Agora, há os 8ps do marketing digital, que reúnem características especiais. Além dos quatro já conhecidos (produto, preço, praça e promoção), há outros quatro que vamos apresentar. Confira!

Pesquisa

O marketing digital sempre deve ser executado para pessoas, especialmente em uma estratégia inbound. A intenção é captar o interesse, despertar o desejo de compra e aproveitar o mercado do jeito certo.

Para isso, conheça muito bem o comportamento online. Se o público prefere uma rede social, por exemplo, é importante marcar presença para atingir os melhores resultados. A pesquisa, portanto, é fundamental.

Também é algo que permite a personalização de comunicação, além de garantir um atendimento diferenciado. Por meio da criação de personas, por exemplo, é mais fácil estabelecer a estratégia ideal.

Processos

 

processo - 4ps do Marketing

Após o planejamento, é hora de colocar a mão na massa. Para tanto, indicamos considerar quais são as etapas necessárias. Desse jeito, é mais fácil visualizar o que permite o alcance dos objetivos específicos para cada abordagem.

Elabore um planejamento baseado nas personas e defina o que deverá ser feito. É o caso de cuidar da produção e publicação de peças, assim como do conteúdo, segundo um calendário editorial.

Internamente, é importante definir responsáveis e obrigações. Pode ser interessante procurar uma agência de publicidade e propaganda para realizar as campanhas ideais para cada situação. Com processos adequados, a performance online é melhor.

Posicionamento

Para obter bons resultados, é preciso que o seu negócio se coloque corretamente no ambiente digital. Diante dos concorrentes e das características dos produtos, algumas qualidades são mais relevantes que outras. Quer ver?

Vamos imaginar uma empresa de venda de cosméticos online. Há grandes competidores no mercado, mas ela pode definir seu posicionamento para ter destaque. É o caso de oferecer produtos com menor preço, frete grátis ou itens exclusivos. Desse modo, a visão é de uma marca acessível e com maior valor agregado.

É importante pontuar os valores desejados na comunicação e criar estratégias adequadas. Para se transformar em autoridade, por exemplo, o marketing de conteúdo é indicado. Já o viral ajuda a aumentar o alcance e a ideia de marca focada nas atualidades.

Performance

Uma das grandes vantagens de recorrer às campanhas digitais é que elas podem ser medidas de forma completa. Com as métricas e os indicadores corretos, dá para saber o que tem feito sucesso e, principalmente, o que se adapta ao público.

A nossa indicação, inclusive, é que esse “p” do marketing digital seja usado como forma de gerar melhorias futuras. Com a definição dos indicadores e o acompanhamento dos resultados, é possível verificar o caminho a seguir. Assim, as campanhas são otimizadas continuamente.

Os 4ps do marketing são responsáveis por mudanças positivas nas empresas que utilizam o composto mercadológico corretamente. Com boas práticas e o auxílio de quem realmente entende do assunto, fica mais fácil conquistar um ótimo desempenho.

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