Inovar é essencial para qualquer empresa que queira se manter relevante no mercado. Entre as diversas estratégias, está o lançamento de um produto. Afinal, desenvolver novidades, periodicamente, é uma maneira de conquistar o crescimento e se destacar no segmento.

No entanto, para que tudo saia conforme o esperado é indispensável contar com uma abordagem bem-definida. Depois de estudar o setor e validar o novo item, é hora de apresentá-lo ao mercado. É para isso que serve o lançamento e ele tem que ser planejado da forma adequada, se o objetivo é chegar ao sucesso.

Quer desvendar todos os segredos desse processo? Trouxemos este guia completo com tudo o que é relevante sobre esse plano. Confira!

A importância do planejamento para o lançamento de um produto

Desde a concepção da ideia, a criação de um produto inclui bastante preparo e o cuidado com cada detalhe, até chegar a algo interessante para o público. Depois de tanto esforço, não dá para ignorar a importância das próximas etapas estratégicas — é por isso que o lançamento tem que ser feito com planejamento.

Cada ação tem que ser calculada e adequada aos interesses do negócio. Desse jeito, é possível garantir o melhor desempenho para a ação e a conquista da performance certa. Pensando nisso, veja o que torna a criação desse plano tão importante!

Aumento do interesse e do reconhecimento

No lançamento de um produto, um dos objetivos é conseguir a maior atenção possível para a novidade. Fazer com que as pessoas falem do novo item do portfólio e com que queiram adquiri-lo é uma das condições para o sucesso.

Com a estratégia, esse é um dos efeitos obtidos. Afinal, executar os passos de divulgação faz com que mais gente saiba que a empresa tem uma nova solução disponível. De um novo sabor no cardápio ao complemento de um software, qualquer empreendimento pode usar essa abordagem para atrair um número maior de interessados.

Inclusive, podemos dizer que é um modo de aumentar o reconhecimento de marca ou brand awareness. Desse jeito, fica fácil despertar o interesse do público-alvo.

Ampliação das vendas e do retorno

Você sabia que essa estratégia também tem a ver com um plano de ação de vendas? Atrair mais gente significa gerar novas oportunidades de fechar negócio e, se elas forem bem aproveitadas, há um aumento na conversão e no faturamento.

Essa alternativa, inclusive, é ótima para fazer com que o produto seja um sucesso desde o começo. Dependendo do caso, é um ótimo jeito até mesmo de moldar todo o mercado e de se colocar à frente, como no caso de uma inovação ou de algo muito desejado pelo público.

Com tudo alinhado, do lançamento à conversão por parte do time comercial, as vendas disparam e o desempenho do negócio se torna melhor.

Melhoria do posicionamento de marca

Como dissemos, o lançamento de um produto permite que a empresa se torne mais conhecida — desde que seja bem-planejado. O que ainda não falamos é que o alcance da mensagem não é a única coisa a ser ampliada. Com consistência de atuação, é possível colocar a sua marca em uma posição de destaque no mercado.

Com um bom planejamento, a impressão transmitida sobre o novo item do portfólio vai ser muito positiva, o que gera maior satisfação por parte do público. Além disso, dá para reforçar valores importantes, como a inovação e a qualidade.

O resultado é que seu empreendimento passa a ser visto com mais qualidade e profissionalismo de atuação, gerando um bom desempenho comercial. Ao final, é o melhor jeito de construir e fortalecer a sua marca!

Aumento de competitividade

Muitas empresas ainda focam todos os esforços apenas no desenvolvimento e na venda de novos produtos. A lacuna entre esses processos é, exatamente, o lançamento — e que é deixado de lado em várias oportunidades.

Aproveitar essa brecha e criar um buzz para o seu item é a melhor forma de atrair as atenções que não são aproveitadas pelos seus concorrentes. Ao trabalhar corretamente a abordagem, é possível, até mesmo, sair à frente de empreendimentos maiores ou mais consolidados.

Como consequência, dá para ter um nível maior de competitividade, o que é ótimo para conquistar o coração dos clientes. Assim, sua marca se torna ainda mais forte e presente no setor.

Maior aprendizado sobre o mercado

O lançamento de um produto é diferente para cada novidade. Embora algumas dicas sirvam para todos os processos, outras tarefas se diversificam a cada momento. O timing, o tipo de lançamento e até o investimento variam a cada caso, de acordo com os objetivos e as características.

A cada vez que você executar esse planejamento, precisará considerar algumas variáveis sobre o mercado, como a buyer persona (ou comprador ideal) e canais de destaque. Na prática, ao analisar os resultados de cada iniciativa, é possível entender o que funciona melhor com cada público e onde estão as principais oportunidades. Desse jeito, fica mais fácil ter uma performance otimizada.

O plano de marketing e as ações que precisam ser tomadas

O marketing é uma ferramenta poderosa e que deve ser usada, inclusive, para o lançamento de um produto. Assim como acontece em qualquer situação relacionada, é essencial criar as características ideais para atingir a performance esperada.

Ao dividir tudo em etapas, você vai notar como fica mais fácil executar o processo da melhor maneira. Quer ver? Descubra como montar o plano de marketing adequado e selecione as ações para cada caso!

Produza um conteúdo engajador

O marketing de conteúdo é uma poderosa ferramenta não apenas na para nutrir um lead e conquistar a venda. Ele também serve para disparar emoções, despertar a curiosidade e criar um público em torno da sua marca. Então, por que não usar isso no lançamento de um produto?

A ideia é elaborar algo que fale a linguagem do seu público de interesse e que tenha a ver com o produto a ser lançado. Pense, ainda, em formas de tornar o conteúdo mais interativo ou engajador, pois é isso que vai ajudar a mensagem a ser “espalhada”.

Divulgue nas redes sociais

Quando falamos em marketing online, não podemos ignorar o grande poder das redes sociais. Elas já integram a vida da maior parte dos usuários de internet e, em geral, reúnem o seu público. Com a divulgação nos canais certos, o resultado tende a ser melhor.

Contudo, tenha o cuidado de escolher as redes certas, de acordo com a persona e com o produto. Elabore um calendário editorial para a divulgação e faça com que tudo seja atraente. O conteúdo engajador da nossa dica anterior tem que estar presente, para que mais gente fique sabendo e tenha vontade de conhecer a novidade.

Crie uma landing page atraente

Embora as redes sociais sejam importantes, elas não devem ser a sua única forma de atuar na internet. É essencial ter uma plataforma própria, como é o caso de um site. Para usá-lo no lançamento de um produto, recomendamos recorrer à criação de landing pages.

Também chamadas de “páginas de aterrissagem”, elas são focadas em uma oferta única, como o teste do software, a inscrição para pré-venda ou a compra promocional de lançamento. Atraente e capaz de levar as pessoas à ação, essa é uma ferramenta essencial para fazer com que o público alcançado se transforme em cliente.

É importante otimizar a arquitetura da página e garantir que a ação esteja clara. O uso dos conteúdos certos, como depoimentos ou vídeos, também pode tornar a estratégia ainda mais eficiente.

Invista em tráfego pago

Tanto nas redes sociais quanto nos sites, há muita competição pela atenção da audiência. Embora o foco no orgânico seja importante, ele não é suficiente. Como o lançamento precisa ser bem-sucedido e de interesse dentro de um tempo específico, vale recorrer ao tráfego pago.

Links patrocinados nos buscadores e publicações impulsionadas nas redes são boas alternativas. A chave está em saber segmentar o público, para chegar até ele na hora ideal e do jeito certo. Assim, as mensagens sobre as novidades da sua marca se espalham da maneira adequada.

Pense na ativação de marca

Já no ambiente offline, a ativação de marca é uma das melhores opções para o lançamento de um produto. As empresas patrocinadoras de grandes festivais de música sabem disso e são bons exemplos de ações voltadas para as novidades e para o público de interesse.

É possível realizar o próprio evento ou patrocinar um ligado ao seu segmento. Nessa situação, a ideia é criar experiências e um espaço para apresentar o que chegou ao portfólio. O resultado é que mais gente se engaja, aumentando a popularidade da oferta inédita.

Defina indicadores para acompanhar o desempenho

Outra parte essencial do plano de marketing para o lançamento de um produto é a medição de desempenho. Ser capaz de acompanhar a performance é fundamental para entender o que tem dado certo, o que deve ser mudado e o que ainda pode ser explorado para se tornar melhor.

Nesse momento inicial, defina quais serão as métricas e os indicadores utilizados. Há o Retorno sobre Investimento (ROI), a taxa de conversão, o alcance de campanha, o faturamento obtido e assim por diante. Selecione os mais relevantes e que podem dizer, com certeza, se a estratégia tem sido bem-sucedida ou não.

Tenha apoio especializado

Para colocar tudo isso em prática da melhor maneira, é essencial contar com a ajuda de quem mais entende. Então, recomendamos promover produtos com agência de marketing. Com o apoio dos profissionais especializados e atualizados, é possível planejar e executar as ações ideais em cada situação.

Isso também trará apoio nos momentos de apuração dos resultados e na consolidação dos impactos. Portanto, escolha uma empresa que ofereça boa atuação online e offline a fim de que a tarefa seja ainda melhor.

O e-mail marketing como aliado para a divulgação

Ao falar na atuação digital para promover um novo produto, não podemos nos esquecer do e-mail marketing. Essa é uma ferramenta poderosa e que permite estabelecer a conexão direta com o público. Com seu uso correto, o e-mail se torna um grande aliado para a divulgação ampla e satisfatória da novidade da marca.

Ao mesmo tempo, não basta disparar uma enxurrada de e-mails e esperar que as mensagens gerem conversões. É preciso montar uma estratégia direcionada e seguir boas práticas. Quer descobrir como acertar na divulgação com essa ferramenta? Veja as nossas dicas!

Tenha uma base de contatos qualificada

O primeiro passo é o mais importante: tenha uma base de contatos que seja qualificada. Ou seja, não compre uma lista de e-mails e não mande mensagens para quem não autorizou esse envio. Só dispare o e-mail para quem permitiu e demonstrou interesse em receber as novidades!

Além de evitar que o seu e-mail vá parar na caixa de spam, esse é um jeito de manter uma boa imagem da empresa. Afinal, ninguém quer ser incomodado com mensagens pelas quais não tem interesse, certo? Então, é melhor ter menos envios, mas garantir que eles sejam certeiros.

Crie um bom fluxo de e-mails

Depois de decidir quem receberá as mensagens, é hora de pensar no lançamento de um produto. Em vez de mandar tudo de uma vez, com uma abordagem promocional, por que não criar um suspense? Afinal, ao gerar curiosidade, os impactos serão muito melhores.

Planeje uma sequência em antecipação ao lançamento, para que as pessoas fiquem de olho no que virá na próxima mensagem. Vale ter criatividade para comunicar essa novidade de um jeito único. Só tome cuidado para não tornar o fluxo muito extenso e cansativo.

Aposte em assuntos atraentes

Para que a mensagem seja lida é preciso fazer com que seu destinatário clique sobre ela. Por isso, uma das dicas consiste em caprichar bastante nos assuntos. Faça com que eles sejam atraentes e não revelem demais sobre o que está no interior, para que a pessoa se veja convencida a conferir.

Ao mesmo tempo, é essencial não fazer promessas que não serão cumpridas. Dizer que “esse e-mail vai mudar a sua vida” pode causar rejeição se o intuito não for realmente esse. Pense em formas menos apelativas de atrair a atenção, a fim de que seja possível criar um relacionamento de confiança.

Elabore ofertas exclusivas

Além de anunciar o lançamento de um produto, vale pensar em oferecer condições exclusivas. Pode ser um desconto para as primeiras pessoas que usarem o link de compra ou de pré-venda ou um brinde especial e limitado.

Isso não apenas vai aumentar as conversões e o faturamento como vai deixar as pessoas mais atentas e interessadas no próximo e-mail que sua marca enviar. Ao consolidar sua base de contatos, o e-mail marketing se torna mais efetivo a cada lançamento.

Só não se esqueça de favorecer a user experience e garantir que todos os recursos funcionem em qualquer dispositivo, de modo a obter total satisfação.

As parcerias que contribuirão para o sucesso do lançamento

Pensar em formas de agregar valor ao produto também é essencial para convencer as pessoas sobre a novidade. Entre as alternativas para conquistar esse resultado, está a formação de parcerias estratégicas.

Ao unir forças, dá para consolidar uma atuação ainda mais interessante e que vai alavancar o novo produto. A seguir, reunimos dicas essenciais para aproveitar essa possibilidade. Confira!

Junte-se a marcas relacionadas

A sua empresa não precisa agir sozinha em um lançamento. Ao contar com o apoio de empreendimentos específicos, é possível que ambos os negócios cheguem ao sucesso. É o caso de marcas relacionadas, mas que não competem entre si. A parceria entre o McDonald’s e a Coca-Cola demonstra bem isso, já que são complementares e que atingem um público semelhante.

A ideia pode incluir um brinde de uma marca no lançamento de um produto ou unir duas novidades ao mesmo tempo. Há várias possibilidades e o melhor é que o marketing terá força dupla. Só tenha o cuidado de definir objetivos em comum, pois ambos devem ganhar com essa proposta.

Faça parceria com eventos

Como dissemos, há como incluir o lançamento de um produto em um evento, que não precisa ser próprio. Ao patrocinar uma realização, em troca de um espaço para ativação de marca, há o estabelecimento de uma parceria, por exemplo.

Outra possibilidade são as feiras de negócios. Estar presente como expositor nesse tipo de evento e usar o espaço para mostrar as novidades é um ótimo jeito de explorar um grande público. Nesses casos, o importante é ter a certeza de que o público presente tem a ver com o seu alvo.

Aproveite o poder dos influenciadores

Outra parceria de sucesso consiste na atuação com os influenciadores digitais — ou digital influencers. O melhor é que essa é uma alternativa para integrar o online com o offline e, assim, conquistar bons resultados.

Além de contratar posts patrocinados nas redes do influencer, é possível chamar o profissional para fazer uma exibição no evento — seja uma feira, seja algo de entretenimento. Inclusive, é um ótimo jeito de atrair mais gente e de se destacar da concorrência. Nesse caso, só tome cuidado para escolher quem realmente tem o seu público de interesse e quem é capaz de oferecer um retorno positivo.

Conte com os canais de mídia

O famoso press release não morreu e pode ser usado de forma estratégica. Enviar um comunicado para a imprensa que seja completo e que apresente o produto ainda é um jeito de, quem sabe, conquistar um espaço para o seu público de interesse.

Se for o caso, é possível adquirir uma área patrocinada, como o famoso publieditorial. Assim como nas outras parcerias, só não deixe de avaliar para ter certeza que o público alcançado é o ideal para o seu negócio.

O pós-evento e suas ações necessárias

Depois de organizar e realizar o lançamento de um produto, o trabalho ainda não acabou. É preciso cuidar do chamado pós-evento, com atividades estratégicas que potencializam o impacto de atuação no mercado.

Graças a essa etapa, é possível conquistar o melhor encerramento para a atividade e, assim, consolidar todos os resultados. A seguir, veja quais são as ações recomendadas e aprenda a executá-las.

Colete e utilize o feedback

É indispensável usar esse período para aprender com o público e aprimorar o produto. Especialmente se houver um pré-lançamento, essa é a oportunidade de criar algo realmente relevante. Para tanto, é importante coletar o feedback dos primeiros usuários ou clientes e transformá-los em mudanças positivas.

Vamos dar um exemplo. Em fevereiro de 2019, a Samsung anunciou o lançamento do Galaxy Fold, seu primeiro smartphone com tela dobrável. O problema é que o projeto não parecia totalmente pronto e muitos influencers e profissionais do ramo relataram a quebra da tela e outros problemas de design.

A marca sul-coreana deu um passo atrás e fez todas as mudanças necessárias, até que tudo estivesse perfeito — e só então relançou o produto. Nesse caso, saber ouvir o mercado e ajustar as características foi essencial para que o eletrônico não fosse um fracasso.

Acompanhe o retorno sobre as ações

Por falar em sucesso, é preciso verificar os resultados por meio de números. Nas landing pages, por exemplo, os testes A/B ajudam a identificar as condições que otimizam a conversão. Em outras estratégias digitais também é possível acompanhar a performance pelo impacto ou alcance da mensagem.

De modo geral, vale tomar cuidado com indicadores como o retorno sobre investimento (ROI) e sobre objetivos (ROO). Entretanto, ao transformar tudo em números, dá para analisar com maior precisão e, assim, tomar as melhores decisões no encerramento.

Explore o ciclo de vida do produto

Além de tudo, é interessante ter atenção com o ciclo de vida de um produto. De forma simples, significa conhecer o período de auge no mercado e de um possível declínio. Equipamentos de tecnologia, por exemplo, podem ter um ciclo mais curto, dependendo do tipo.

Identificar essa questão e aproveitá-la é essencial para focar os esforços nos momentos certos e obter o máximo retorno. Novamente, o apoio de uma agência de marketing é importante, já que as análises profissionais fazem toda a diferença.

O lançamento de um produto é uma etapa essencial para qualquer negócio que deseja se manter relevante e conquistar melhores resultados. Com bastante cuidado em cada etapa, há a chance de transformar sua novidade no último sucesso do mercado!

Curtiu as nossas dicas? Compartilhe este post nas redes sociais e aproveite para comentar com os seus contatos!

Escreva um comentário