Há mais de 30 anos o marketing deixou de ser visto como um custo e passou a ser considerado um investimento dentro do meio empresarial. Isso porque as marcas perceberam algo muito simples: se você não é visto, não é consumido.

Com o desenvolvimento das tecnologias, surgiram diversos novos canais de marketing, como o digital. A força da internet é inegável, mas é preciso também reconhecer que o outbound marketing tem uma grande importância para um excelente planejamento de mídia.

Ou seja, um bom planejamento de mídia deve considerar todas as possibilidades para alcançar o público-alvo dentro do segmento e das condições da empresa.

Existem vantagens em se investir no mídia digital, assim como, em investir na mídia tradicional. Equilibrar e, especialmente, a conectar as duas estratégias é um grande diferencial.

Para descobrir como encontrar o equilíbrio no planejamento de marketing tradicional e digital, confira a continuação de nosso post!

Segmentação de público

Não existe campanha de marketing, seja tradicional ou digital, que possa prescindir da segmentação de público para atingir seus objetivos. Isso porque é a partir dessa etapa que se descobre o público-alvo e as características deste a serem exploradas na execução das estratégias.

Logo, por meio de pesquisas de perfil de mercado, o primeiro passo é entender quem são os potenciais consumidores do seu produto ou serviço. Uma boa segmentação de público parte inicialmente de uma hipótese ou direcionamento em função do que se vende.

Afinal, uma marca que produza artigos geek de cultura pop dificilmente terá como consumidor ideal uma pessoa com mais de 50 anos. Em seguida, parte-se para a etapa de compreender esse potencial cliente.

Existem diversas técnicas de pesquisa de perfil de mercado, sendo as mais utilizadas a entrevista pessoal em pontos de movimento intenso e formulários preenchidos online.

Por meio dessas ferramentas, descobre-se a localidade, faixa etária, gênero, interesses coligados dentre outras informações que serão de grande utilidade tanto para o planejamento de mídia online, quanto para o offline.

Campanhas interativas

Para um equilíbrio ideal entre as duas estratégias, é preciso promover uma campanha que torne o mundo digital e o real interativos, capazes de se comunicar e que possam intercalar-se.

Cada vez mais a tecnologia tem nos dado essa possibilidade e já é muito comum nos pontos de venda físicos, o contato com a parte digital da marca.

Isso é importante pois, mesmo com o crescimento exponencial do público online, a mídia tradicional ainda tem um grande impacto na vida das pessoas. Os anúncios em outdoor, fachadas e pontos de vendas costumam atrair bastante.

Quando se consegue, com profissionalismo, conjugar isso com as estratégias de marketing digital, a campanha se torna interativa e ganha uma nova dimensão.

Uso do QR Code

Um dos mecanismos dessa interatividade é o uso dos leitores de QR Code, que permitem a um usuário acessar informações escaneando um código impresso com o smartphone.

Essa tática tem sido amplamente empregada pelas empresas em suas estratégias de marketing, especialmente quando falamos de Inbound Marketing, para trazer potenciais clientes a um relacionamento com a marca.

Qrcode

Realidade Aumentada

Uma segunda tecnologia que tem sido muito utilizada e será uma forte tendência nos próximos anos é a Realidade Aumentada, ou seja, a sobreposição da realidade virtual no mundo real.

O exemplo mais provável que se conhece desse uso é o de Pokemon Go, febre em 2016 em seu lançamento, quando era possível, pelo smartphone, achar Pokemons na rua.

A realidade aumentada tem muitas aplicabilidades no marketing e é a união perfeita do marketing on e offline, pois combina as duas em sua essência.

Uma campanha de marketing inteligente, criada e executada por profissionais, pode garantir um equilíbrio essencial e de grande sucesso no planejamento de mídia on e offline. Para isso, é preciso conhecer as diversas ferramentas e tecnologias disponíveis, tendo um know-how com experiência de mercado.

Pode parecer que esses usos estão restritos às grandes empresas, mas é igualmente possível e fácil para as marcas menores conseguirem seu espaço no mercado. Por isso, confira como usar o marketing digital para pequenas empresas ganharem seu espaço e alcançar sucesso!

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