Hoje, tanto quanto o produto ou serviço em si que seu negócio oferece, os consumidores prezam por diversos outros valores como confiança, responsabilidade socioambiental, experiência do usuário, qualidade de atendimento, identidade visual atrativa e imagem social. Tudo isso são fatores que compõem o quanto vale uma marca de empresa.

A marca, portanto, é toda e qualquer impressão sólida que a empresa causa no público, tornando-a distinta e a identificando para os clientes. Uma marca, portanto, é um bem imaterial da empresa, quer dizer, é um bem no sentido de ser propriedade e ter valor, no entanto não é físico, é subjetivo.

Continue lendo nosso artigo e descubra a importância e quanto vale a marca de uma empresa!

O que é a marca de uma empresa?

É muito comum as pessoas confundirem a marca de uma empresa com seu logotipo e identidade visual. Embora estes sejam uma parte integrante e importante da marca, o conceito vai muito além disso.

A marca é um conjunto de informações que remetem a empresa na mentalidade coletiva dos consumidores. Ela é composta pelo nome fantasia, a identidade visual, slogans fortes, inovação tecnológica, atitude que a empresa tem em relação aos negócios e aos clientes, entre outros traços distintivos que façam com que seja lembrada.

Uma marca pode significar status, como uma Louis Vuitton ou Ferrari, quando são consideradas megamarcas, ou mesmo um senso de comunidade e exclusividade como a Apple.

Como mensurar quanto vale uma marca de empresa?

Uma marca vale tanto quanto sua relevância para os consumidores em sua decisão de compra. Quer dizer, quando um consumidor prefere uma determinada marca em detrimento de outra, mesmo esta última tendo um preço melhor, mostra-se um exemplo de que a primeira é mais valorizada.

Existem diferentes metodologias que podem medir esse valor, como o uso de pesquisas para saber a força e impacto da marca na decisão de compra, avaliação dos ativos de mercado em ações, influência social que a marca exerce, entre outros fatores.

Em resumo, mensurar quanto vale uma marca de empresa é tornar quantificável, em termos financeiros, o quanto a marca é confiável e desejável por seu público-alvo.

Vale a pena investir na valorização da marca?

Investir na valorização da marca é investir na forma como o consumidor a enxerga, confia e deseja. O processo de compra não é tomado apenas sob critérios racionais, inclusive, sendo as compras por impulso responsáveis por uma parte muito significativa do mercado B2C.

Assim sendo, investir na valorização da marca é imprescindível, especialmente em tempos de internet e marketing digital. Para isso, é preciso usar técnicas de branding, criar campanhas estruturadas, oferecer um produto ou serviço que atenda ao público, ter um modelo de negócios organizado, agir com responsabilidade socioambiental, dentre outras possibilidades.

Em uma época de comunicação tão intensa, os consumidores estão sempre a procura de novidades e informações. Firmar a imagem da sua marca na mente dos clientes é, portanto, uma excelente forma de vender mais. Para isso, é essencial saber quanto vale uma marca de empresa e como aumentar esse valor perante o público-alvo.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nosso conteúdo seguindo-nos em nosso Facebook e LinkedIn!

1 Comentário

Escreva um comentário