Na fila do caixa do supermercado, você vê um pote de sorvete com cores vibrantes e uma imagem deliciosa de um sundae com calda. Instintivamente, agarra o produto para olhar a marca de perto, consultar informações sobre seus ingredientes e prazo de validade, tudo facilmente visível e escaneável.

Coloca no seu carrinho de compras, sendo que sorvete não estava na lista que fez cuidadosamente antes de ir ao mercado. Essa é a importância dos rótulos e embalagens, especialmente nos pontos de vendas (PDV), no processo de decisão de compra do consumidor.

O exemplo acima é facilmente compreensível porque todos nós já passamos por isso. Vimos algo e desejamos porque nos atraiu. Esse design, no entanto, não é ao acaso.

O posicionamento do produto, a criação da embalagem, a disposição das informações do rótulo, tudo isso foi pensado para nos levar a consumir. E é isso o que você precisa fazer pela sua empresa, na hora de comercializar seus produtos.

Não podemos subestimar o desejo no processo de decisão de compra. O emocional é tão relevante quanto o racional na hora de escolher entre as marcas, inclusive considerando a comparação de preço.

Justamente por isso fizemos esse post, para você, empresário, a importância estratégica dos rótulos e embalagens para o consumidor. Confira!

Black Cola - Refrigerante
Black Cola – Refrigerante

Design da embalagem

Diz o ditado que a primeira impressão é a que fica. Não necessariamente isso é verdade, mas com certeza ela conta muito.

Quando o consumidor olha para seu produto no PDV, ele primeiro sente o impacto imagético e em seguida a reação ao texto. Ou seja, há aqui um estágio de identificação e de conexão emocional, momento relevante no processo de decisão de compra do consumidor.

Um bom design de embalagem deve, portanto, considerar como atributos a praticidade e facilidade do uso, a conveniência para o consumidor, o conforto e segurança no manuseio.

Além disso, é preciso também considerar, para os efeitos emocionais, os reflexos de percepção em termos de identidade e personalidade, especialmente no que diz respeito à busca por engajamento do cliente com a marca.

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Café Tulha Velha

Informações do rótulo

O rótulo dos produtos traz informações relevantes, inclusive as de imposição legal como informação nutricional, peso, validade e advertências. Além disso, o que chama a atenção do consumidor na hora de examinar o produto são as mensagens promocionais. Portanto, é preciso ser criativo no uso dos textos e de cores, a fim de atrair o cliente.

Uma outra questão que é pouco levada em consideração, mas de extrema utilidade, é o escaneamento do rótulo. Quanto mais fácil for para o consumidor encontrar a informação que procura e fazer a leitura dos textos, melhor. Esse tipo de atenção faz toda a diferença na hora da escolha e, por isso, demanda atenção especial.

Posicionamento no PDV

Nós todos, enquanto consumidores, somos visuais e nos sentimos atraídos por ambientes que mostram qualidade e distinção. Sua empresa deve compreender isso e utilizar a seu favor no PDV. Importante para distinguir seu produto nos pontos de venda é a atenção aos detalhes físicos, aparência profissional e bom acabamento.

Como vimos, esses são pontos que não podem ser desprezados pelo marketing dos produtos, pois o investimento no design da embalagem por uma agência especializada é uma estratégia de diferenciação e destaque no processo de decisão de compra do consumidor.

Como você imagina a embalagem perfeita para seu produto? Deixe seu comentário abaixo!

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