Uma boa marca carrega em si toda a personalidade e cultura da empresa. Ela vai muito além de um logotipo e demais elementos que compõem a sua identidade visual. Trata-se de tudo o que se relaciona com o modo como o público percebe a empresa. Para, de fato, desenvolver um bom branding ― esforços empregados na construção de uma marca ― é preciso, antes, entender como criar uma marca de sucesso.

A marca é criada ao longo do tempo e envolve desde o nome da empresa até o modo como os seus colaboradores se relacionam com o cliente. Ela deve fazer parte da estratégia do negócio e seu desenvolvimento começa no conceito que deve ser transmitido ao público.

Nos tópicos a seguir, listaremos algumas dicas incríveis para ajudar no processo de branding da sua empresa. Confira!

1. Formule um conceito criativo

Como parte da estratégia do negócio, o conhecimento profundo do público-alvo é essencial para a criação de um conceito criativo, uma vez que este precisa ser específico, objetivo e honesto em relação ao modo como se comunicará com as pessoas.

Ele pode ser resumido em uma palavra ou frase ― uma espécie de resumo da missão, visão e valores da empresa ― que guiará todo o processo criativo e dará ao público o que ele espera receber.

2. Crie uma identidade visual

Todos os elementos da identidade visual, como as cores, as formas e a tipografia, devem ser escolhidos com base no conceito criativo: o logotipo deve transmiti-lo de modo instantâneo. Para isso, existem técnicas, como a psicologia das cores, que o ajudarão nessa tarefa.

Uma vez criada, a identidade visual deve ser respeitada e utilizada em tudo o que diz respeito à empresa, desde as peças gráficas de publicidade até o mobiliário e decoração do espaço onde está instalada.

3. Tenha uma cultura bem definida

A cultura da empresa é a aplicação do conceito no dia a dia. É o código moral que dita o modo como os colaboradores devem agir tanto internamente quanto no relacionamento com o cliente. É o que faz com que os funcionários vistam a camisa e levem uma percepção positiva de dentro para fora da empresa.

4. Comunique com o público de maneira criativa

A comunicação da empresa com o público também deve obedecer ao conceito criativo e à cultura da empresa. Para isso, o ideal é criar um protocolo que oriente os colaboradores em relação ao tom de voz que marca deve utilizar, por exemplo, se é mais formal ou mais despojada.

Um pouco de criatividade nesta etapa ajuda a elaborar um modo único de tratar os clientes. Um ótimo exemplo desse tipo de “manual de comunicação com o público” é o Starbucks, onde todos os funcionários tratam o cliente pelo nome.

5. Acompanhe a percepção que os clientes têm da empresa

Como foi mencionado, criar uma marca é um processo que se constrói ao longo do tempo. Por isso, é essencial que se saiba qual a percepção que o público tem sobre cada detalhe da empresa. Desse modo, é possível corrigir aquilo que pode estar gerando uma imagem diferente da que se deseja passar.

Saber como criar uma marca de sucesso envolve tudo o que foi dito até então, além de muita dedicação. Portanto, está na hora da sua empresa ter um conceito criativo, uma identidade visual, uma cultura e uma voz bem definidos. O ajuste destes pontos certamente trará resultados incríveis para o seu empreendimento.

Agora você já sabe como criar uma marca? Se ficou alguma dúvida ou se você tem mais alguma dica para complementar este conteúdo, deixe o seu comentário no post!  

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