O marketing digital tem grandes possibilidades e oportunidades para as empresas. Com maior poder de alcance se comparado às estratégias offline, no mundo digital é possível direcionar melhor as ações para as pessoas certas, aqueles que podem se tornar clientes da marca. Essa técnica se chama segmentação de mercado e é fundamental nos dias de hoje.

Se você deseja atrair mais potenciais clientes sem elevar o custo das estratégias, o caminho pode estar em uma boa segmentação. Confira este conteúdo e veja dicas específicas para este tema!

O que é segmentação de mercado?

Pense na sua empresa, nos produtos e serviços que ela oferece. Agora, imagine quem são as pessoas que podem se tornar clientes da marca.

Vamos criar um exemplo fictício só para ficar claro. Suponha que você trabalhe com customização de motos, oferecendo produtos exclusivos para que os clientes modifiquem suas motocicletas, criando um objeto único e exclusivo.

Agora, em paralelo, você quer investir em uma campanha de marketing para atrair mais clientes para sua loja. Como você criaria esses anúncios?

Certamente se você criar um anúncio geral, para um público sem segmentação, atingirá pessoas que nem possuem uma moto, ou seja, que não serão seus clientes. Isso significa gastar recursos com aqueles que não são interessantes para a marca. Você não criou a segmentação de mercado!

No entanto, se a estratégia parte dessa segmentação, definindo as características do seu público-alvo, toda a sua verba será destinada para essas pessoas e seu investimento terá maior retorno. Conseguiu entender?

Quais são os benefícios em segmentar corretamente seu público?

A segmentação de mercado no marketing tem diversos benefícios. O principal deles é o direcionamento de recursos para aqueles que realmente podem demonstrar interesse nos produtos ou serviços da empresa.

Além disso, a comunicação da empresa também é aprimorada. Se você fala a língua do seu público, todas as campanhas, peças de marketing e vendas terão melhores resultados.

Aqui vai outro exemplo: se você trabalha com uma marca que atende o público adolescente, convém utilizar uma linguagem mais técnica e formal? Com certeza não! Esse estudo de público para criar a segmentação de mercado é essencial!

Como criar essa segmentação da maneira certa?

Você já entendeu a importância da segmentação de mercado, mas como fazê-la?

O primeiro passo é identificar o seu público-alvo. Quais são as características das pessoas que se interessam pelos seus produtos ou serviços. A faixa etária, localização geográfica, sexo, situação econômica, interesses. Tudo isso ajuda a criar esse público e, assim, direcionar as ações.

Se a sua empresa já é atuante no mercado, faça uma pesquisa e busque essas informações, analisando as características que mais se repetem.

Depois, formule esses atributos e crie o seu público-alvo. Esses dados serão usados para criar a segmentação de mercado.

Quais são os principais erros cometidos na segmentação?

Alguns erros na segmentação de mercado podem colocar seu negócio em risco.

Segmentar demais as características do público pode limitar o alcance de suas ações, deixando potenciais clientes de fora das estratégias. Porém, segmentar pouco incluirá pessoas que não têm interesse ou condições de se tornarem clientes, desperdiçando recursos.

Portanto, como vimos neste conteúdo, a segmentação de mercado é essencial para as estratégias de marketing, principalmente quando falamos de ações digitais. Preste atenção às dicas que fornecemos e otimize suas estratégias para buscar mais clientes.

Agora que já sabe como criar a segmentação de mercado para o marketing, baixe o nosso e-book completo sobre como fazer um lançamento de produto no mercado!

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