Com certeza você já recebeu indicação de algum produto ou serviço que você estava precisando, de alguma pessoa próxima. E, muito provavelmente, você pesquisou o produto ou até o adquiriu sem nenhuma pesquisa, somente pela recomendação.

Esse é um exemplo prático do marketing boca a boca. Famosíssimo há tempos, quando os meios de comunicação não eram tão avançados, e produtos ou serviços que eram sinônimos de qualidade eram indicados pessoa a pessoa.

Entretanto, nos dias atuais, será que esse tipo de publicidade ainda funciona? Confira nosso post e descubra!

Marketing boca a boca

O marketing boca a boca ou marketing de indicação é um tipo de publicidade, das mais eficazes, gratuita e com alto valor de conversão.

As pessoas gostam de compartilhar aquilo que foi bom, seja ele um momento ou um item. Ou seja, durante interações pessoais, itens, serviços, produtos etc. são recomendados se o utilizador teve uma experiência positiva no seu uso.

Trata-se de uma publicidade com alto valor de credibilidade, já que o interlocutor não recebe nada por isso e, provavelmente, ele recomendará algo que é muito bom ou realmente útil.

Será que ainda funciona?

Esse tipo de publicidade está presente há décadas em nossa sociedade, o ser humano, por si só, é um agente comunicador. A conversa entre pessoas é necessária e, naturalmente, a indicação de produtos ou serviços é algo espontâneo e verdadeiro.

Ao se decidir em adquirir algo, provavelmente, você busca recomendações sobre esse item. Pode ser perguntando a alguém que conhece ou pesquisando na internet a opinião de vários outros usuários.

E aí, está a chave da questão, o marketing boca a boca funciona e é poderosíssimo. Talvez em vez de perguntarmos a opinião do vizinho, hoje seja possível perguntar a milhares de outros “vizinhos” nas redes sociais, por exemplo. Tempos modernos!

Era digital, redes sociais e buzz marketing

O marketing boca a boca é a tradução de buzz marketing, expressão nascida nos Estados Unidos para nomear a estratégia de publicidade que buscava meios alternativos das mídias de massa.

A personificação do marketing boca a boca atual são as redes sociais e o famoso reclame aqui.

Veja bem, dois lugares de interação, um é usado exclusivamente para reclamar ou elogiar produtos ou serviços e o outro serve para todo tipo de relação, desde matar a saudade de quem está distante até a postar serviços ou produtos que não são, ou são o que prometem.

É claro que o boca a boca tradicional ainda existe, e muito! Mas atualmente temos várias outras bocas para perguntar!

Esse tipo de publicidade é excelente para a empresa! Agrega valor de mercado aliado com credibilidade e confiança! Seja a marca que as pessoas além de usar, indicam!

O contexto digital, ampliou bastante as relações pessoais, saímos de um pequeno e médio contexto para um contexto mais amplo. E além disso, mais rápido e dinâmico. O marketing digital figura, a cada dia, como peça chave para que as empresas sejam encontradas. Quem não existe na internet, quase não existe mais.

Aliado a isso, o referral marketing ou marketing de indicação que é a publicidade boca a boca segue tendo uma alta credibilidade mercadológica. Ele não só funciona, como tem o poder de alavancar seu negócio.

Infelizmente, ele acontece independente do seu envolvimento, por isso, é necessário que sua empresa trabalhe constantemente para ser notada — utilizando estratégias de marketing digital — por meio de produtos e serviços de qualidade, onde o foco principal é solucionar o problema do cliente de forma simples e eficaz.

Assim, com certeza, seu negócio terá muitas indicações, sejam elas via interações pessoais reais, sejam elas virtuais.

Gostou do nosso post sobre o marketing boca a boca? Então saiba “Como uma agência de marketing te ajuda a promover seus produtos” e obtenha ainda mais sucesso no seu negócio.

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